Confira agora! Segurados do INSS podem ter acesso garantido a 3 benefícios do Órgão mas não sabem. Todos os detalhes você encontra aqui:
Inúmeros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não possuem conhecimento sobre seus direito reais em relação a Previdência Social. Dessa forma, com o intuito de que você fique por dentro de tudo, elaboramos essa matéria especialmente para tratar dos 3 benefícios que podem acessar mas ainda não sabem.
Além de garantir que os segurados tenham acesso aos benefícios previdenciários oferecidos como, por exemplo, pensão por morte e aposentadorias, a Autarquia Federal oferta determinados também determinados auxílios. Assim, podemos elencar 3 benefícios que são o salário-maternidade, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.
Por qual motivo contribuir para o INSS?
De antemão você precisa ter conhecimento que o Instituto foi fundando dia 27 de junho do ano de 1990. Com o propósito de fazer o reconhecimento de direitos aos segurados que pertençam ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Nesse sentido, o último levantado realizado concluiu que o INSS conta com em torno de 50 milhões de de segurados. Desse total, 33 milhões sãos os que compõem o RGPS.
O principal ponto de ser um segurado do INSS é ter acesso aos benefícios previdenciários oferecidos quando chegar a determinada idade ou se encontrar incapacitado para realização das suas atividades diárias. Sendo assim, vão conseguir acessar a tão deseja aposentadoria como a por idade. Ou ainda, poder receber o auxílio-doença quando estiver incapacitado. Tornando-se uma ajuda extra para aqueles que estejam passando por problemas de saúde.
Salário-maternidade pago aos segurados do INSS
O salário-maternidade possui algumas peculiaridades que os segurados do INSS desconhecem. Pois pode ser destinado a segurada ou segurado do INSS nos casos em que se ganha a guarda judicial ou em situações de adoção. De acordo com o artigo 71-A da Lei de n.º 8.213 de 1991. Veja:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
“Art. 71-A. Ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias.”
Uma outra situação em que se pode ter acesso ao salário-maternidade é quando ocorre o procedimento de aborto legal. A título de caso temos a gestação decorrente de estupro que a legislação brasileira permite a realização. Sobretudo, em todos os meios de acesso ao salário-maternidade os segurados do INSS precisam comprovar através da apresentação de documentação.
Aumento de 25% no salário dos segurados do INSS
Muito se escutar falar sobre os segurados do INSS terem um aumento de 25% em seu salário de benefício mas não são todos que tem acesso. Isso porque, visa de forma exclusiva os aposentados por invalidez que precisam da ajuda de outras pessoas para realizar suas atividades habituais. Confira abaixo as situações em que o adicional de 25% é assegurado:
- Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Cegueira total;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Por fim, perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
Auxílio por conta de cirurgia plástica
Ao realizar uma cirurgia plástica os segurados do INSS que não puderem fazer suas atividades profissionais ou diárias, podem receber o auxílio-doença durante esse período. Como por exemplo, quando é realizada uma bioplastia ou lipoaspiração. Sendo necessário ficar atento aos quesitos em seguida:
- Apresentar incapacidade temporária para o trabalho e comprovar a condição de saúde através de laudos, consultas, receitas, entre outros;
- Demonstrar carência de 12 meses. Isto é, ter contribuído no mínimo 12 vezes ao INSS antes da de realizar a cirurgia;
- Ter a qualidade de segurado.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.