Novo programa lançado pelo Governo Federal promete melhorar a vida de quase 70 milhões de brasileiros, o programa “Desenrola Brasil”, vai beneficiar brasileiros com renogociações de suas dívidas.
Aprovado no dia 05 de Junho o programa foi proposte pelo próprio Ministério da Fazenda, com o objetivo de acabar com dívidas dos brasileiros, liberando métodos de renegociação para facilitar o pagamento aos que estão endividados.
Desse modo, foi assinada uma Medida Provisória (MP) para aprovação do programa, divulgando também as regras das renegociações.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona o Programa Desenrola Brasil ?
O programa vai separar as pessoas em dois grupos, sendo chamados de faixa 1 e faixa 2, assim, a pessoa vai ser encaixada em cada faixa dependendo das condições das suas dívidas, mais abaixo no artigo vamos mostrar como vocÊ pode saber em qual faixa se encaixa.
Leia Mais: JUSTIÇA PROPÕE grupo de trabalho para revisão da vida toda do INSS – Saiba como PEDIR!
Portanto, a expectativa do Governo Federal é de que as renegociações comecem já esse mês. Assim, o Governo fez um leilão para que credores aderissem ao programa.
Faixas de renegociação Desenrola Brasil
As pessoas que possuem salário no valor de até no máximo dois salários mínimos (R$ 2640), vão se encaixar na Faixa 1, ou então aqueles que possuem o Cadastro Único (CadÚnico). Assim, o programa vai garantir renegociações de dívidas no valor de até R$ 5 mil.
Leia Mais: Revisão do INSS paga os valores atrasados – Consulte quem tem direito e valores
Regras para a faixa 1:
- Serão renegociadas dívidas cadastradas até 31 de dezembro de 2022.
- O pagamento poderá ser feito à vista ou por financiamento bancário de até 60 parcelas. O devedor precisa escolher um banco inscrito no programa para fazer a renegociação.
- Para quem optar pelo parcelamento, não haverá entrada.
- A primeira parcela terá vencimento após 30 dias.
- Os juros do financiamento serão de 1,99% ao mês.
- O pagamento das parcelas poderá ser feito por débito em conta, PIX ou boleto bancário.
- Caso o devedor não pague a parcela, o banco poderá fazer a cobrança e deixar o nome da pessoa novamente “sujo” na praça.
- Os beneficiários do programa também poderão fazer um curso de Educação Financeira.
Nesta faixa, não poderão ser financiadas as seguintes dívidas:
- crédito rural;
- financiamento imobiliário;
- créditos com garantia real;
- operações com funding ou risco de terceiro.
Fonte: G1
Na Faixa 2 se encaixarão as pessoas que possuem dívidas em bacos, desse modo, esses devedores poderão renegociar diretamente com a instituição financeira.
No entanto, para essas pessoas não será oferecida uma garantia, porém, os banxos vão receber incentivos para poder subir a oferta de crédito.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.