Confira 7 dicas especiais para fazer o seu planejamento financeiro na terceira idade e garantir mais economia. Saiba mais:
A realização do planejamento financeiro, possibilita aos idosos mais tranquilidade para custear suas necessidades básicas e ter momentos de lazer com amigos e familiares. No entanto, são muitos os que, infelizmente, não conseguem ter esse equilíbrio em suas vida econômica.
Essa dificuldade de equilíbrio financeiro, tem relação com diversos fatores como, por exemplo, custos médicos, alimentação, auxiliam seus filhos e surgem gastados inesperados, como adaptações em sua residência e compra de aparelhos.
Desse modo, se torna indispensável manter suas contas diárias organizadas, ter um planejamento financeiro para cobris suas despesar e ter momentos de lazer na terceira idade.
Gostaria de saber como fazer um planejamento financeiro na terceira idade? Então, siga sua leitura e confira as dicas que selecionamos para você.
1 – Organização das contas

Para iniciar o seu planejamento financeiro, separe todas as suas contas e organize elas conforme o meio de pagamento. Portanto, separe um espaço para as arquivar em único lugar, podendo ser caixas organizadoras, pastas plásticas ou digitação para salvar como arquivo no computador.
Leia mais: URGENTE: Aposentado Consegue Decisão Favorável Para A Revisão Da Vida Toda E Recebe Uma Bolada
Nesse sentido, as organize de forma agrupada conforme a data de vencimento, para manter uma ordem de pagamento e os recursos destinados para cada conta. A ordem de quitação, incia através dos planos de saúde, posteriormente, das conas de água, luz, telefone, cartões, entre outros.
2 – Valor mensal para despesas com saúde
As despesas com saúde aumentam na terceira idade, pois muitos precisam usar medicamentos diários e fazer exames com frequências, por exemplo. Dessa forma, o planejamento financeiro se torna essencial, ter um valor mensal reservado apenas para cobrir esses custos.
Leia mais: Veja Agora Como Garantir Que Sua Aposentadoria Seja Aprovada Pelo INSS; Confira
Isso porque, os medicamentos podem não estar disponíveis na rede pública ou precisarem adquirir por conta própria por não haver o fornecimento. E, por precisarem usar diariamente a medicação, acabando tirando o valor do próprio bolso. Aqueles que não possuem problemas de saúde é bom tem uma reserva para possíveis eventualidades.
3 – Quitação das contas
O planejamento financeiro na terceira idade deve observar a necessidade de separar as faturar conforme a urgência e a necessidade de quitação. Sendo assim, as contas importantes envolvem aluguel, saúde, acordos judicias e necessidades básicas como conta de água e luz.
Leia mais: Notícia Urgente: Fim Do Empréstimo Consignado Auxílio Brasil? Veja Agora
Posteriormente, entram as despesas daquilo que não se encaixa como essencial, mas são necessárias para manter a qualidade de vida dos idosos. Inclusas saídas para jantar com os amigos, mensalidade do clube, festividades, entre outros.
4 – Dívidas extensas
Há idosos que possuem uma renda mensal fixa, como os aposentados e pensionistas do INSS. Todavia, outros possuem uma renda flutuante e acabam tendo dificuldades em organizar suas contas e pagar.
Leia mais: Prova De Vida Do INSS Ganha Novas Regras Em Ano Eleitoral; Entenda
Por isso, acabam recorrendo à contratação de créditos como, por exemplo, empréstimos consignados, antecipação do FGTS, parcelamento do cartão de crédito e estendendo suas dívidas a longo prazo. Se não houver outra alternativa, faça o parcelamento em poucas vezes, pois as taxas de juros são elevadas.
5 – Golpes
Os fraudadores acreditam que os idosos são um público mais vulnerável a cair em golpes como o crime de estelionato, protendo investimentos rápidos. Por isso precisam ficar atentos e desconfiar de ligações que façam essas ofertas. Assim, não aceite nenhuma proposta, sem ter certeza que a oferta é feita pela empresa da sua confiança.
Leia mais: Vale Gás Volta A Ser Pago Em Outubro Para 5,98 Milhões De Famílias
6 – Análise do estado cognitivo
A terceira idade traz para algumas pessoas limitações físicas e isso é um fator que precisa ser analisado no planejamento financeiro. Desse modo, saber se lembram de suas senhas bancárias, conseguem ainda fazer o pagamento de contas, acessar os caixas eletrônicos, mexer em aplicativos bancários é essencial.
Leia mais: Conheça Lista De Doenças Que Dão Direito A Benefício Do INSS Sem Carência De Contribuição
7 – Investimento financeiro
O investimento financeiro tem uma série de fatores, para o planejamento na terceira idade é necessário avaliar a renda mensal de cada idoso. Buscando o melhor método para garantir equilíbrio financeiro para eles e possam desfrutar de momentos de lazer com seus familiares.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!