O salário em dobro é um Projeto de Lei que defende a liberação de um pagamento extra todo mês de janeiro para os beneficiários do INSS. O valor é o mesmo que o segurado já recebe.
Segundo o autor do projeto, o ano de 2022 foi difícil para os aposentados e pensionistas. Afinal, esse público ainda sofre com o reflexo da crise econômica deixada pela pandemia.
Além disso, todo início de ano é um período bem difícil, pois as festas de fim de ano e outras obrigações de pagamento deixam o beneficiário em situação financeira complicada. Continue acompanhando e entenda mais sobre o salário em dobro.
O salário em dobro
O Projeto de Lei 809/2022 tem o intuito de liberar um valor a mais para os segurados do INSS. Portanto, se ele recebe um salário mínimo, ele tem direito a mais um saque no mesmo valor.
Leia mais: INSS libera pagamento para quem recebe mais de 1 salário mínimo; confira o calendário
Mas, atenção! Esse salário em dobro é na verdade um empréstimo! Afinal, depois que o beneficiário retira o dinheiro, ele é cobrado mensalmente em parcelas iguais. Porém, sem acréscimo de juros.

Projeto prevê pagamento de salário em dobro para aposentados (Fonte: Edição / João Financeira)
Por exemplo, se o beneficiário tem o direito a R$1212, um salário mínimo, ele tem mais um saque nesse mesmo valor. Contudo, é opcional, ele pode ou não sacar.
Entretanto, se pegar o valor, nos próximos meses virá descontado de seu pagamento o valor de R$110,18. Referente ao empréstimo do salário em dobro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode tem direito ao salário em dobro
Não são todos os segurados do INSS quem têm direito ao salário em dobro. Os beneficiários que podem sacar esse dinheiro são:
Leia mais: Empréstimo Auxílio Brasil: MUDOU TUDO!
- Aposentados
- Pensionistas
- Beneficiários do INSS,
- BPC/Loas
- Servidores públicos ativos e inativos
- Militares ativos e inativos
- Beneficiários do programa Auxílio Brasil.
O projeto já foi aprovado?
O projeto do salário em dobro teve aprovação em várias comissões importantes! Como:
- comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP);
- Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF);
- Finanças e Tributação (CFT);
- Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).
Leia mais: Saiba quais as datas de liberação do novo cartão benefício INSS
Todavia, uma vez aprovado o benefício irá para veto presidencial. Portanto, o presidente Jair Bolsonaro terá a opção de vetar ou não o projeto.
Sendo assim, por ser ano eleitoral é possível contar com a boa vontade do parlamentar, que visa a reeleição. Contudo, ainda é necessário aguardar a confirmação da aprovação do projeto.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!