O cartão de crédito é uma ótima opção para quem precisa de valores para adquirir produtos, mas que não possui dinheiro no momento, assim, tendo a possibilidade de realizar o pagamento posteriormente. Mas, é importante saber como usar o cartão de crédito para ter mais vantagens e economizar dinheiro. Confira:

O que é cartão de crédito
O cartão de crédito é um produto que dá a possibilidade de o cidadão realizar compras para pagar posteriormente. Dessa forma, o banco libera um limite para utilização e quando o cidadão compra com ele, os valores vão descontando até o limite zerar. O valor usado é pago através de fatura, desconto direto na conta, ou como o contratante combinar com o banco que liberou o cartão. Os valores são acrescidos de juros e, muitas vezes, o contratante paga uma anuidade para manter o cartão de crédito.
Existem diversas bandeiras de cartão de crédito, como Visa, Mastercard, além de variações, como modalidade internacional, com possibilidade de acumular milhas, dentre outros.
Leia mais: Você está negativado? Conheça o cartão de crédito para negativado
Como fazer um cartão de crédito
Para solicitar um cartão de crédito, basta ir até uma agência bancária ou, até mesmo, solicitar pela internet ou canais de atendimento. Não é preciso possuir conta-corrente para solicitar um cartão de crédito, mas as instituições sempre pedem uma documentação para análise.
Geralmente, esses documentos são o CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, comprovantes de renda. Esses documentos solicitados pela instituição bancária são para traçar um perfil do contratante, assim como estabelecer um limite para ser usado em compras.
Após a análise de crédito e aprovação, o cartão de crédito é enviado para o endereço solicitado ou retirado na agência bancária. Nos casos de solicitação em agências digitais, muitas vezes, não recebe o cartão físico, apenas um cartão digital.
Leia mais: Surpresa: Cartão de crédito para negativado aprovado na hora
Como usar o cartão de crédito de maneira inteligente
Bom, como já citado, o cartão de crédito é uma modalidade que libera um limite para a utilização em compras e cujo os pagamentos são feitos depois. O limite é de acordo com a análise do banco, considerando a renda, e que pode mudar com o tempo, conforme o cliente for usando o cartão.
Apesar disso, existem dicas de como usar o cartão de crédito para economizar dinheiro e não correr o risco de cair no endividamento. Veja em seguida:
Estabeleça um limite de compras
Faça um balanço da sua renda e estabeleça quanto você pode gastar por mês. Tente não extrapolar o teto de gastos. Há a possibilidade de reduzir o limite do cartão de crédito. Mas, se você prefere não reduzir, tente deixar o excedente apenas para gastos emergenciais e urgentes.
Leia mais: Pagamentos do novo cartão benefício começam neste mês de SETEMBRO: Veja as datas
Entenda a taxa de juros
O cartão de crédito possui taxas de juros cobradas em cima do valor usado nas compras. Por conta disso, faça o pagamento do valor integral, pois, se não, os juros acumulam de um mês para o outro. Isso também remete a lembrar de pagar a fatura em dia, pois o atraso também faz com que juros acumulem.
Acompanhe os gastos através da fatura
A fatura do cartão de crédito é uma importante aliada no acompanhamento dos gastos. Através dela, os usuários podem verificar se os valores estão corretos, se não houve duplicidade na cobrança e até se há algum gasto cobrado indevidamente. Muitas pessoas não possuem o hábito de acompanhar, mas é muito útil para identificar possíveis irregularidades.
Negocie a melhor opção de cartão de crédito
Os cartões de crédito possuem uma anuidade, ou seja, é uma manutenção que precisa ser paga pelo cartão de crédito. Porém, é possível fazer a negociação dessa anuidade e, muitas vezes, ela pode até ser isenta. Além disso, opte por aquele que traz mais vantagens para você, sem que os juros sejam muito elevados.
Outra dica é negociar com o vendedor. Muitas vezes, até há descontos quando o pagamento é realizado à vista. Ou, então, confira se há a possibilidade de parcelar sem que o valor do produto aumente pela cobrança de juros.
Leia mais: Como faço para fazer um cartão de crédito? Saiba qual o melhor cartão
Cuidado com as compras on-line
Sempre pesquise se o site em que você está efetuando a compra é confiável. Muitos sites furtam os dados do cartão de crédito para realizarem cobranças indevidas. Caso isso aconteça com você, poderá solicitar o valor de volta e fazer um boletim de ocorrência, mas é um processo que pode demorar. Então, é melhor tentar evitar.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!