Atenção às mudanças do empréstimo consignado INSS! Todo podem usar R$484,8 para pedir empréstimos. Confira mais informações.
Portanto, a partir deste mês os aposentados e pensionistas do INSS já podem contar com novos valores liberados para contratar empréstimos consignados. Agora esses grupos não precisam mais passar por privações, pois o governo finalmente ouviu o clamor dos aposentados e aprovou os 40% de margem consignável.
Leia mais: Revisão da vida toda tem resposta do Bolsonaro
Depois que o presidente Jair Messias Bolsonaro aprovou a Medida Provisória nº 1106, a margem consignável aumentou. Assim, todos do INSS podem pedir mais crédito nas instituições financeiras ou ainda pagar as dívidas que ficaram desde o ano passado, quando a margem também estava mais alta. Essa mudança libera novos valores para todos.
Entenda como funciona as mudanças do empréstimo consignado do INSS!
Mudanças liberam novos empréstimos consignados INSS
Os aposentados e pensionistas sabem bem que a situação financeira está muito apertada desde o fim da Lei nº 14.131, pois ela concedia o aumento da margem. Mas isso acabou no fim do ano passado, ou seja, esses grupos deixaram de ter benefícios que estavam garantindo uma vida menos conturbada a muitos.
Sendo assim, desde o fim da lei, os beneficiários do INSS estão lutando por novas medidas governamentais para ajudar no momento de crise. Nesse contexto, a ajuda finalmente chegou através da aprovação do Programa de Renda e Oportunidade, que traz um pacote de medidas interessantes.
Umas das mais aguardadas era o aumento da margem consignável, que vai causar mudanças do empréstimo consignado INSS. Isso porque os segurados agora podem usar R$484,8 do seu salário para pagar dívidas e ainda contratar novas linhas de crédito consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Vale lembrar que o crédito consignado se divide em duas principais frentes: empréstimos e cartão de crédito consignado. Sendo assim a margem de 40% pode ser integral para os empréstimos, ou dividida para essas duas linhas, sendo 5% direcionados para o cartão de crédito.
Regras atuais do empréstimo consignado INSS
Com fim de alguns benefícios, o empréstimo consignado INSS teve algumas alterações nas suas regras. Inicialmente, a principal mudança para 2022 era a redução da margem para 35%, contudo o percentual voltou ao patamar de 2021 com os 40% liberados.
Excetuando a margem, temos as seguintes mudanças nas taxas de juros e operações com cartão de crédito:
- Taxa limite cobrada no empréstimo: aumenta de 1,8% para 2,4%, ao mês;
- Taxa limite cobrada no Cartão de crédito: aumenta de 2,7% para 3,06, ao mês;
Além disso, também houve alteração no prazo máximo para a quitação do contrato. Confira a alteração no tempo máximo para pagar os empréstimos:
- Como estava em 2021: o contratante tinha até 84 meses (7 anos) para quitar dívida gerada pelo empréstimo;
- Como está em 2022: o prazo para quitar o débito volta a ser de 72 meses (6 anos).
Vale destacar também que, no ano passado, era possível pedir um novo empréstimo consignado INSS a partir de 30 dias da contratação anterior. Contudo, esse ano é necessário esperar 3 meses para pedir um valor extra novamente.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Novo dinheiro extra aos aposentados do INSS
Gostou das informações? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: