Os empréstimos consignados nunca foram tão populares entre aposentados e pensionistas e vão melhorar ainda mais! Veja as novidades!
Margem Estendida empréstimo consignado
A Medida Provisória 1106 aumentou a margem dos empréstimos consignados, fazendo com que os mesmos alcançassem a margem de 40% novamente.
Segundo o próprio congresso nacional, o objetivo da ementa é:
”Ampliar a margem de crédito consignado aos segurados do Regime Geral de Previdência Social
e para autorizar a realização de empréstimos e financiamentos mediante crédito consignado
para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e de programas federais de
transferência de renda.” Fonte
Em 2022 os aposentados e pensionistas do INSS realizaram quase 10 milhões de empréstimos consignados, mostrando a popularidade da categoria entre o grupo.
Além de ser um sintoma da crise, que fez com que a população se tornasse mais dependente de empréstimos, também houveram medidas do governo visando tornar os empréstimos consignados mais atraentes.
Com a margem estendida dos empréstimos consignados é possível atingir 40% de margem dos empréstimos consignados, sendo 35 para os empréstimos e 5 para gastos no cartão de crédito consignado.
Aumento de margem vai acabar em breve
A margem estendida entretanto vai tem data para acabar, afinal trata-se de uma medida provisória.
Está previsto, caso a medida não seja prorrogada, que a margem estendida dos empréstimos consignados vai durar até o dia 15 de julho, beneficiando assim muitos aposentados e pensionistas durante esse período.
Os empréstimos consignados podem ser solicitados em bancos ou casas financeiras, e são uma excelente opção para pessoas negativadas ou endividadas, devido à baixa taxa de juros.
Os consignados não são exclusivos para aposentados e pensionistas, mas são uma ótima opção para aposentados, pensionistas, servidores públicos e beneficiários BPC/LOAS.
O que pode acontecer com a margem consignável?
Para entender bem esse ponto é necessário entender o cenário em que a margem se encontrava antes da MP. Portanto, até o fim do ano de 2021, a margem era de 40%, sendo 35% para os empréstimos consignados e mais 5% para o pagamento de operações com o cartão de crédito consignado.
Leia mais: 14° Salário: GOVERNO DISSE SIM! DECISÃO IMPORTANTE – ÓTIMA NOTÍCIA
No entanto, com o início de 2022 a lei que aplicava a margem de 40%, Lei 14131, chegou ao seu prazo de validade e a margem reduziu para os 35% automaticamente. Porém, a MP 1106 trouxe esses 5% de volta para o jogo e agora os segurados têm acesso à margem do ano anterior novamente. Caso o texto não vá à votação, a margem voltará ao percentual de 35% e os BPC/LOAS ficarão sem empréstimo consignado.
Margem social dos empréstimos consignados
Para quem precisa de uma ajudinha extra para colocar a vida financeira em dia, além da margem estendida dos consignados, está tramitando também o projeto da margem social dos empréstimos consignados!
Dessa forma a margem social é um projeto que visa liberar empréstimos consignados de até 20 mil reais por pessoa, criando uma nova linha de crédito emergencial nos bancos.
Sendo assim o projeto de lei (Nº 4732/20) é de autoria do Deputado Pompeo de Mattos – PDT/RS, em iniciativa com o Advogado Sandro Lúcio Gonçalves.
Novo cartão benefício
Há também uma nova proposta feita pelo Deputado Olavo Bilac Pinto, que é o relator da MP 1.106/2022, onde o o deputado sugere que a margem dos consignados passe a ser 45%.
Dessa forma atingindo 35% para empréstimo consignado, 5% para cartão de crédito e, ainda, 5% em um cartão benefício, que poderia utilizar como, por exemplo, compras de farmácia.
Sendo assim o cartão benefício seria uma opção para aposentados e demais segurados do INSS, BPC/Loas. Mas, quem recebe Auxílio Brasil não terá acesso a esse cartão benefício.
Em breve, mais informações sobre esse cartão devem ser divulgadas. Lembrando que a MP 1.106/2022 precisará passar pelo Senado Federal e Presidência da República até o dia 15 de julho para que o aumento de margem, assim como as demais emendas acatadas comecem a valer.
Margem de 5%
Dessa forma na votação da MP no Plenário da Câmara, também houve a proposta para estender o aumento de margem para outros grupos que também retiram consignados. São os grupos em seguida:
- Militares das Forças Armadas;
- Militares dos Estados e do Distrito Federal;
- Militares da inatividade remunerada;
- Servidores públicos de qualquer ente da Federação;
- Servidores públicos inativos;
- Empregados públicos da administração direta, autárquica e
- Fundacional de qualquer ente da Federação; e
- Pensionistas de servidores e de militares.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais
Dica bônus:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.
Leia em seguida:
- APOSENTADOS comemoram! INSS entrega pacote de vantagens nesta semana — confira o que está incluso!
- IR 2025: Milhares vão pagar MULTA por um detalhe simples — descubra se é o seu caso!
- O relógio está correndo! INSS alerta para prazo FINAL da Prova de Vida – veja o que fazer!
- 10 dicas para estudar e ser aprovado em um concurso público em 2025
- MINHA CASA MINHA VIDA: NOVA FAIXA de RENDA permite IMÓVEIS de até R$ 500 MIL!