O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu sua própria plataforma online, qual seja o site MEU INSS e o aplicativo de mesmo nome.
Desse modo, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, é possível que os segurados do instituto façam a solicitação de benefícios por meio das plataformas do MEU INSS.
No entanto, ao optar por requerer o benefício de forma online, o segurado deve estar preparado para anexar diversos documento exigidos. Sendo que também poderá ser exigido que novos documentos sejam enviados para complementar o cadastro.
Sendo assim, entenda melhor como anexar seus documentos na plataforma do MEU INSS.
Como saber que o INSS fez uma exigência?
Primeiramente, é importante entender que a exigência do INSS pode ser uma solicitação para que o segurado adicione documentos que ficaram faltando ou outras informações que são necessárias para conceder os benefícios da previdência.
Leia Mais: Finalmente: Novidades no 13º salário de aposentados do INSS; Confira
Desse modo, o INSS abrirá a exigência no caso de haver alguma divergência entre os dados que foram preenchidos pelo segurado ao enviar o pedido de benefício e a informações que o instituto já possuía em seu sistema.
Sendo assim, o INSS comunicará o segurado por meio de uma notificação para que complemente os dados necessários. Sendo assim, pode ser necessário anexar mais documentos para comprovar os dados que foram informados.
Como posso cumprir com a exigência do INSS?
No caso de o INSS exigir que você complemente suas informações, basta acessar o site ou o aplicativo MEU INSS e fazer o login com sua conta do gov.br.
Leia Mais: Atenção: Reforma da Previdência influencia Revisão da Vida Toda; Entenda
Após fazer o login no sistema clique em “cumprimento de exigência”. Dessa forma, se existe exigência para ser cumprida após escolher a opção aparecerá na tela o comando para enviar documento.
E se eu deixar de cumprir a exigência?
O segurado que tem interesse em receber os benefícios pagos pelo INSS não poderá deixar de cumprir com a exigência, já que caso deixar de enviar a documentação exigida o pedido feito não será aceito e nem processado.
Portanto, é necessário se atentar ao prazo que geralmente são 30 dias. No entanto, caso você não consiga cumprir com a exigência neste tempo, você poderá pedir que o INSS prorrogue por mais 30 dias o seu prazo.
Sendo que é necessário que o INSS aprove ou não a solicitação de prorrogação do prazo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Passo a passo para enviar os documento pelo MEU INSS
Para enviar a documentação exigida pelo instituto bastará verificar se existe alguma exigência que precisa cumprir. Caso exista, basta clicar na exigência e depois em “cumprir exigência”.
Leia Mais: Urgente: Pagamentos por Pensão por Morte são cancelados; Entenda o que aconteceu
Por outro lado, se não houver aberto a exigência, você pode ver o documento que você deverá anexar se clicar em “detalhar”. Sendo assim, basta abrir a opção “anexos” e juntas os documento exigidos para conceder o benefício que você solicitou e para finalizar clique em “enviar”.
Sendo assim, consulte o andamento do seu pedido e evite perder prazo para cumprir com as exigências feitas pelo INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.