Um novo golpe vem sendo aplicado e fazendo vítimas no trânsito. Conhecido como golpe do retrovisor, essa tática está ficando bastante comum. Confira como se proteger e o que fazer se for vítima.
Viralizou nas redes sociais, um vídeo que mostra criminosos aplicando o chamado golpe do retrovisor. Quem aplica esse golpe bate no retrovisor do carro da vítima, geralmente de bicicleta ou a pé e, quando o motorista desce para verificar o que aconteceu, ocorre o assalto.
Ainda não há dados sobre os registros desse tipo de crime. Mas, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) recomenda que a denúncia precisa ser feita o mais rápido possível para que medidas possam ser tomadas quanto antes.
Leia mais: Quem tem direito e como pedir pensão por morte em 2023
Como se proteger do golpe?
O Manual de Autoproteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo traz algumas dicas de cuidados que podem ser tomados para se proteger dos golpes. Dentre esses cuidados estão: em primeiro lugar, identificar postos de atendimento militar durante o trajeto, pontos de atendimento 24 horas ou qualquer local que possa servir de abrigo em situação de emergência.
Outras medidas para a proteção individual são: dirigir com vidros fechados, portas travadas e, durante as paradas, evitar que joias, relógios e celulares fiquem em evidência. Da mesma forma, não pare para auxiliar motoristas ou pedestres, principalmente em locais isolados, mal iluminados ou em horas avançadas da noite. No caso de lhe parecer algum acidente ou alguém em dificuldades, avise à polícia imediatamente.
Caso houver, de fato, algum acidente ou batida, a recomendação também é chamar a polícia imediatamente. Dessa forma, será possível buscar uma conciliação das partes. Nunca pare, principalmente em locais pouco movimentados.
Leia mais: Como vai ficar Auxílio Brasil, salário mínimo e INSS no governo Lula?
O que fazer se for vítima do golpe do retrovisor?
Nos casos em que o cidadão é vítima do golpe do retrovisor, deverá acionar a Polícia imediatamente, seja em alguma delegacia física ou delegacia eletrônica e realizar o Boletim de Ocorrência. Sendo assim, o crime poderá passar por investigação e, consequentemente, poderá haver a punição do autor. Da mesma forma, o intuito é a prevenção para que esses crimes não voltem a acontecer.
Leia mais: INSS vai pagar ABONO EXTRA em Novembro para 5 grupos; Veja quem recebe
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!