O entendimento sobre a condução do processo de Prova de Vida do INSS tem causado muitas dúvidas entre os cidadãos, considerando especialmente o processo burocrático e as frequentes mudanças envolvidas. Desse modo, a importância e funcionalidade da Prova de Vida tornam-se temas essenciais para serem esclarecidos. Saiba mais aqui!
O que é a Prova de Vida do INSS?
A Prova de Vida é uma medida do Governo Federal destinada a comprovar a existência do cidadão e prevenir possíveis fraudes no recebimento do benefício previdenciário concedido pelo INSS.
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A prática é solicitada periodicamente e visa assegurar a legitimidade dos pagamentos efetuados pelo instituto.
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Quem precisa realizar a Prova de Vida?
Todos os beneficiários do INSS são obrigados a realizar a Prova de Vida para garantir a continuidade dos pagamentos de seus benefícios e evitar sua suspensão.
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O procedimento é importante para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos estejam sendo feitos corretamente aos beneficiários legítimos.
Como realizar a Prova de Vida?
Conforme portaria recente do INSS, o comparecimento ao órgão ou à agência bancária não é mais obrigatório, tornando-se uma opção. O INSS passou a ter a responsabilidade de cruzar dados para a Prova de Vida utilizando informações de outros órgãos públicos.
Caso o INSS não consiga realizar a Prova de Vida por esse meio, o procedimento pode ser feito presencialmente por entidades conveniadas, parceiras ou pelos próprios bancos responsáveis pelos pagamentos dos benefícios.
De acordo com essa mesma portaria, também se pode verificar a data da última Prova de Vida realizada ligando para o número 135 do INSS ou acessando o portal Meu INSS, seja pelo aplicativo ou pelo site.
No que diz respeito à realização da Prova em si, ela pode ser feita de duas maneiras: presencial ou digitalmente, por meio do aplicativo Gov.br, utilizando reconhecimento facial, nos casos necessários.
Considerações finais
Por fim, é importante ressaltar que as regras da Prova de Vida visam oferecer mais conforto aos segurados, especialmente àqueles com dificuldades de locomoção, e garantir que os pagamentos dos benefícios sejam feitos de maneira correta e segura.
Dessa forma, o beneficiário deve se manter atualizado sobre as mudanças e demais informações sobre o procedimento para garantir a continuidade do recebimento de seu benefício.
Em caso de dúvidas ou problemas, os beneficiários devem buscar diretamente o INSS para esclarecimentos, seja por meio do telefone 135, pelo site oficial ou presencialmente.
Vale relembrar que o acesso às informações e serviços do instituto também pode ser obtido por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos móveis.
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