O que fazer quando o aplicativo Meu INSS está fora do ar?
O Meu INSS é uma plataforma digital criada pelo Governo Federal para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços previdenciários.
Entretanto, é comum que ocorram problemas técnicos que impeçam o acesso à plataforma. E quando isso acontece, o que fazer?
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Entenda como o aplicativo Meu INSS fica fora do ar
Em primeiro lugar, é importante saber que a instabilidade do Meu INSS pode ter diversas causas, desde falhas na conexão de internet até problemas no sistema do próprio INSS. Por isso, se a plataforma estiver fora do ar, o primeiro passo é verificar se o problema não está na sua conexão. Para isso, basta tentar acessar outros sites ou aplicativos que também dependem da internet. Se esses outros serviços estiverem funcionando normalmente, é provável que o problema seja realmente com o Meu INSS.
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Alternativas para acessar o Meu INSS durante instabilidades na plataforma
Caso a instabilidade persista por um período prolongado, é recomendável entrar em contato com o INSS para reportar o problema. É possível fazer isso por meio do telefone 135, que é a central de atendimento do INSS, ou pelo site do órgão. Ao reportar o problema, é importante fornecer o máximo de informações possíveis, como o momento em que o problema ocorreu, o tipo de erro apresentado e o seu CPF.
Outra opção é tentar acessar o Meu INSS em um horário de menor demanda, como nos fins de semana ou em horários noturnos. É comum que a plataforma fique sobrecarregada durante o horário comercial, o que pode causar lentidão ou até mesmo indisponibilidade.
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O 135 também pode ser uma alternativa
Se mesmo assim você não conseguir acessar o Meu INSS, existem outras formas de realizar as consultas e solicitações previdenciárias. Uma delas é por meio do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Pelo telefone, é possível solicitar diversos serviços, como agendamento de perícias médicas, consulta de extrato de benefício e emissão de guias de pagamento.
Outra opção é comparecer a uma agência do INSS. Apesar de ser mais trabalhoso e demandar mais tempo, essa é uma opção viável para quem não consegue utilizar as outras formas de atendimento. É importante lembrar, entretanto, que em virtude da pandemia de Covid-19, o atendimento presencial nas agências do INSS está sendo realizado com restrições e mediante agendamento prévio.
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Veja outras formas de resolver o problema
Se a sua necessidade de consulta ou solicitação previdenciária não for urgente, é possível esperar a normalização do Meu INSS. A plataforma costuma ser atualizada e melhorada com frequência, o que pode solucionar problemas técnicos e tornar a utilização mais fácil e prática.
Além do mais, se o Meu INSS estiver fora do ar, o importante é verificar se o problema não está na sua conexão de internet e, caso não esteja, entrar em contato com o INSS para reportar o problema. Se não for possível utilizar a plataforma, é possível recorrer ao atendimento por telefone ou presencialmente em uma agência do INSS. E se a sua necessidade não for urgente, é possível esperar a normalização do serviço.
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Saiba mais
O aplicativo Meu INSS é uma ferramenta importante para facilitar o acesso aos serviços previdenciários, porém, assim como qualquer plataforma digital, pode apresentar instabilidades e problemas técnicos. Saber como lidar com essas situações é fundamental para garantir que as necessidades previdenciárias sejam atendidas da melhor forma possível.
Portanto, ao enfrentar problemas de acesso ao Meu INSS, é importante buscar soluções alternativas e, se necessário, reportar o problema para que o INSS possa trabalhar para resolvê-lo o mais rápido possível. Com isso, é possível utilizar os serviços previdenciários de forma eficiente e sem maiores complicações.
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