O programa Acredita no Primeiro Passo, que começou suas atividades no Nordeste, está se preparando para alcançar novos horizontes. A região Norte do Brasil será a próxima beneficiada, com a iniciativa chegando ao Pará e Rondônia nos próximos meses. Esta expansão representa uma valiosa oportunidade para inúmeras famílias de baixa renda que buscam apoio financeiro para empreender e melhorar suas condições de vida.
O Banco da Amazônia (Basa) será a instituição responsável por operar os empréstimos. Estes serão direcionados a participantes do Cadastro Único (CadÚnico), visando atender principalmente mulheres, produtores rurais e empreendedores informais da região. Segundo informações oficiais, o estado do Pará receberá o programa no dia 2 de agosto, enquanto Rondônia seguirá no dia 8 do mesmo mês.
Como Funciona o Programa Acredita no Primeiro Passo?
O programa foi inicialmente lançado no Nordeste e agora busca expandir sua área de cobertura, oferecendo uma linha de crédito especial destinada a impulsionar pequenos negócios. Até o final de 2024, está previsto o desembolso de cerca de R$ 500 milhões através do programa de crédito FGO-Desenrola Brasil. A iniciativa não só facilita o acesso ao crédito como também orienta os empreendedores sobre a melhor forma de aplicar os recursos.
VEJA: Pagamento Antecipado do 13º para Aposentados e Pensionistas do INSS! QUANDO RECEBE?
Qual Impacto Esperado com a Expansão do Programa?
A meta do programa é executar cerca de 1,25 milhão de transações de microcrédito até 2026, beneficiando não apenas os Microempreendedores Individuais (MEIs) registrados no CadÚnico, mas também aqueles que atuam na informalidade. Essa expansão é vista como um forte estímulo para o desenvolvimento econômico e social das áreas mais carentes, mirando na sustentabilidade e autonomia financeira dos pequenos negócios locais.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
O Apoio Institucional por Trás do Programa
- Reunião inicial de planejamento entre o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ocorrida em 3 de julho.
- Assinatura do termo de adesão com o Banco do Nordeste e governo do Ceará no início de julho, solidificando o suporte institucional para o programa.
- O lançamento efetivo nos estados do Pará e Rondônia, marcando um novo capítulo na trajetória do programa.
LEIA: SISTEMAS INSTÁVEIS do INSS e a Longa FILA DE ESPERA por Benefícios: VEJA SOBRE!
Com um foco claro na inclusão financeira e no desenvolvimento de microempreendimentos, Acredita no Primeiro Passo se posiciona como um catalisador de mudanças positivas nas comunidades menos favorecidas do Brasil. A continuidade da estratégia de implantação do programa e o acompanhamento constante dos resultados serão cruciais para o sucesso dessas iniciativas.
Veja também INSS APROVA SUSPENSÃO DE DESCONTOS por 180 dias PARA APOSENTADOS e PENSIONISTAS!
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube