A princípio, o Cadastro Único (CadÚnico) é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal, dentre eles o Auxílio Brasil. Assim, ao realizar esse cadastro, o Governo Federal tem acesso às informações das famílias. Sendo assim, os beneficiários podem receber descontos em débitos. Veja como.
Além de se inscrever no Cadastro Único, os brasileiros precisam manter os dados atualizados. Para esses cidadãos, os descontos das dívidas podem chegar a até 99%.
Como funciona o desconto por meio do CadÚnico
Os cidadãos que possuem cadúnico podem receber até 99% no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Nesse financiamento, os alunos estudam primeiro e pagam depois, como uma forma de democratizar o acesso às universidades privadas do país. Os juros também são abaixo dos valores de mercado.
O FIES possibilita o acesso às universidades, mas muitos estudantes relatam problemas para quitar as dívidas posteriormente. Esses problemas estão geralmente relacionados com a ausência de emprego após a graduação. Mas, há essa vantagem dos descontos para o estudante que possui CadÚnico.
Leia mais: CADÚNICO 2023: Quem pode fazer inscrição? Confira
Como solicitar o desconto?
O FIES possibilita descontos de 12% a 99% dependendo da situação do estudante e do tempo de dívida. Quem possui CadÚnico e participa de programas sociais consegue percentuais maiores de desconto. Agora, há uma campanha para negociação das dívidas.
Caso você cumpra os requisitos, pode realizar a renegociação das dívidas referentes ao FIES. A campanha de renegociação dura até o dia 31 de dezembro de 2022. A forma de pagamento pode ser à vista ou em parcelas, e o tempo máximo para pagar a dívida é de 15 meses.
Por fim, é importante destacar que você pode ter acesso aos descontos por meio da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Dessa forma, é preciso entrar em contato com a instituição financeira para fazer o acordo. Lembre-se de ter em mãos todos os dados importantes que podem ser solicitados pelos bancos.
Leia mais: Saiba o valor do novo salário mínimo com o governo Lula
Como se inscrever no CadÚnico
Todavia, para se inscrever no Cadúnico é preciso buscar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e levar a documentação pessoal e dos membros da família. O representante da família precisa ter mais de 16 anos. Estão autorizadas a fazer o cadastro único as famílias que:
- possuir renda mensal per capita de até meio salário mínimo;
- possuir renda acima disso, mas que precisem do CadÚnico para receber algum benefício assistencial que tenham direito e dependem desse cadastro.
As assistentes sociais também realizam uma entrevista com o membro da família. Nessa entrevista, é questionado sobre a situação socioeconômica das famílias, além de analisados os documentos dos membros familiares.
Leia mais: Governo Lula pode usar eleições como prova de vida do INSS; saiba mais
Quais documentos são necessários para realizar o CadÚnico?
Documentos do Responsável da Família
- CPF ou título de eleitor;
Responsável pela família indígena
Ao menos, um desses documentos:
- CPF ou título de eleitor ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos como certidão de casamento, carteira de identidade ou de trabalho.
Responsável pela família quilombola
Ao menos, um desses documentos:
- CPF ou título de eleitor ou outros documentos como certidão de casamento, carteira de identidade ou de trabalho.
Representante legal
- Documento contendo o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física – CPF
- Documento comprobatório da representação legal.
Responsável pela unidade familiar
- CPF ou certidão de nascimento, ou de casamento, ou RG, ou carteira de trabalho, ou título de eleitor.
Veja também: Lula vai perdoar dívidas dos aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!