Desde a pandemia de COVID-19, o número de idosos, aposentados e pensionistas com smartphones aumentou no Brasil, tornando-os alvos de novos golpes e quadrilhas, especializadas em golpes e fraudes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Fique atento e veja aqui algumas dicas para se proteger:
- Golpes aumentam consideravelmente no Brasil após pandemia;
- Idosos estão entre os principais alvos de golpes e fraudes na internet;
- Veja como se proteger.
Golpes aumentam consideravelmente no Brasil após pandemia;
Com a infelicidade da pandemia de COVID-19, muitas pessoas foram forçadas aos telefones celulares para realizar suas atividades cotidianas, trabalhar e, no caso dos aposentados e pensionistas, realizar procedimentos e solicitações ao INSS.
Este aumento no número de idosos com celulares e em busca de ajuda torna-os alvos mais fáceis para criminosos, que aproveitam-se da ingenuidade tecnológica para aplicar golpes e esquemas fraudulentos.
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De acordo com um levantamento da Transunion, empresa global de informações e soluções, as tentativas de fraude digital no país cresceram 20% no segundo trimestre de 2022, quando em comparação ao mesmo período de 2021.
Tudo indica que em 2023 este número continue aumentando.
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Idosos estão entre os principais alvos de golpes e fraudes na internet
Infelizmente, os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis a golpes e fraudes na internet. Além disso, a crise financeira que afeta especialmente os idosos, torna-os buscadores ativos de notícias, linhas de crédito e valores emergenciais.
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Dessa forma tornam-se também alvos mais fáceis para golpes e fraudes financeiras, que tem como alvo especialmente os beneficiários do INSS.
Veja como se proteger
Veja abaixo algumas dicas simples para evitar ser vítima de golpes como estes:
- Não clique em links recebidos via WhatsApp, SMS e e-mails de contatos que você não sabe de quem é;
- verifique sempre o remetente dos e-mails;
- não compartilhe informações pessoais, como dados bancários ou endereços por mensagem, ou ligações;
- caso você receba ofertas de crédito via telefone, desligue a ligação e entre em contato com a instituição financeira ou órgão diretamente para confirmar a existência dos valores.
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O INSS reitera que não realiza ligações para oferecer revisões e outros serviços, estes devem ser iniciados pelo próprio usuário junto ao INSS através do site ou aplicativo.
Ao receber ligações suspeitas, desligue o telefone e disque 135 para falar com o INSS sobre o serviço oferecido.
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