Nova lei de trânsito está aumentando o número de multas na CNH dos brasileiros! Entenda melhor essa lei que deu o que falar!
A nova lei tem trazido mais multas para a população, mas também aumentou o limite de multas na CNH! Veja aqui como funciona essa novidade!
Nova lei de trânsito, boa ou ruim para a população?
A lei de trânsito 14.071 fez aniversário em 2022, tendo sido implementada em 2021, mudando assim o jeito que os brasileiros lidam com as multas.
Dessa forma, a nova lei, que traz várias mudanças para o nosso CTB (Código de Trânsito Brasileiro) alterou normas de circulação, validade da CNH e o limite de pontos na carteira, medida que beneficiou muita gente.
Leia mais: VITÓRIA dos APOSENTADOS acaba de sair, STF já decidiu! Confira ÓTIMA NOTÍCIA
Entretanto, uma das mudanças mais discutidas na nova legislação é o aumento do número máximo de pontos na CNH, elevado de 20 para 40 pontos em diversos casos!
Motoristas que exercem atividade remunerada (EAR) como os motoristas de aplicativos, tem também o limite estabelecido em 40 pontos na CNH, além de ter a opção de realizar um curso ao alcançar 30 pontos, evitando assim a suspensão da carteira.
Quer saber as principais mudanças da nova lei? Então continue lendo!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Validade da CNH
Conforme a nova lei, a validade da CNH para os motoristas com até 50 anos de idade vai para 10 anos. Assim como para os motoristas de 50 a 69 anos, o novo número é 5 anos, e os motoristas acima dos 70 anos tem validade de 3 anos.
Limite de pontos: Como dito acima, o limite de pontos foi elevado para 40, a depender das infrações.
- Limite de 20 pontos: motoristas que cometeram 2 ou mais infrações gravíssimas dentro de 12 meses;
- Limite de 30 pontos: condutores que cometeram uma infração gravíssima em 12 meses;
- Limite de 40 pontos: motoristas que não cometeram nenhuma infração gravíssima dentro de 12 meses.
Leia mais: Saiu lista de quem vai receber o ABONO EXTRA do INSS em novembro! Confira a lista COMPLETA
Exame toxicológico
Depois a nova legislação, exames toxicológicos passam a ser obrigatórios na alteração de categoria e renovação das CNHs de categoria C, D e E. Os exames devem então ser realizados a cada 2,5 anos, no caso dos motoristas com menos de 70 anos.
Já os motoristas com mais de 70 anos de idade devem realizar o exame a cada 3 anos, antes de renovar a CNH. Resultados positivos suspendem o direito de dirigir por 3 meses.
Transporte de crianças
Crianças com até 10 anos de idade, com menos de 1,45 cm de altura, devem ser transportadas no banco traseiro e com dispositivo de retenção adequado, as famosas cadeirinhas.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
INSS: Salário mínimo vai aumentar mais que o esperado
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!