Recentemente, a Ford surpreendeu ao revelar que está investindo em uma equipe especializada e sigilosa para desenvolver seus primeiros veículos elétricos (EVs). Com o objetivo de competir de forma rentável com a Tesla, a empresa adota uma abordagem estratégica, visando a produção de veículos com custos de fabricação reduzidos na China.
Atualmente, o mercado de veículos elétricos de luxo oferece uma ampla gama de opções para os consumidores exigentes. No entanto, a tecnologia empregada no carregamento desses veículos tende a ser dispendiosa. Isso faz com que muitos fabricantes optem por modelos consagrados, como Audi, Mercedes e Cadillac, que já contam com uma base de clientes acostumada aos valores associados aos carros de luxo.
Mesmo gigantes da indústria automobilística, como a Ford, reconhecem que os EVs tendem a ter um custo mais elevado. Um exemplo notável é o Mustang Mach-E, com preços iniciais a partir de US$45 mil. A seguir, apresentamos mais detalhes sobre essa iniciativa.
Aumento de área plantada não foi suficiente para aumentar safra
As empresas estão notando que os preços elevados dos produtos estão começando a afetar negativamente as vendas. Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas de veículos elétricos começaram a cair, e o custo é apontado como uma das principais razões.
Consequentemente, as vendas de veículos elétricos atingiram seu ponto mais baixo até agora, registrando uma queda de 40% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com a Cox Automotive.
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Apesar de representar uma porcentagem significativa, essa queda ainda é notável quando comparada ao crescimento de 49% registrado no trimestre anterior. Além disso, fica evidente ao considerar o aumento de 52% ano após ano observado no mesmo período do ano anterior.
Em consonância com esses números, um estudo divulgado no final de 2023 pela S&P Global Mobility revelou que quase metade dos entrevistados em todo o mundo apontou que os preços dos veículos elétricos eram excessivamente elevados.
“O preço ainda é a maior barreira para os veículos elétricos”, disse Yanina Mills, analista sênior de pesquisa técnica da S&P Global Mobility, em anúncio sobre a pesquisa.
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Oportunidade
Entretanto, a Ford identificou uma oportunidade de expansão nesse cenário. Há dois anos, a empresa iniciou uma iniciativa significativa, mobilizando uma equipe dedicada à engenharia de veículos elétricos acessíveis, conforme destacado pelo presidente-executivo Jim Farley durante uma recente teleconferência com investidores.
“Desenvolvemos uma equipe super talentosa da ‘Skunk Works’ para criar uma plataforma EV de baixo custo”, disse Farley.
“Era um grupo pequeno, uma equipe pequena, alguns dos melhores engenheiros de veículos elétricos do mundo, e era separado da ‘nave-mãe’ da Ford.”
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As boas notícias sobre o desenvolvimento chegaram em um momento oportuno para a Ford, que anunciou lucros mais robustos no ano anterior, mesmo diante da greve da United Auto Workers. Além disso, a empresa divulgou um novo dividendo para seus acionistas, o que impulsionou suas ações em mais de 6% desde então.
EVs mais baratos
Por último, Farley destacou que os clientes da Ford expressaram sua relutância em pagar preços elevados por veículos elétricos, como mencionado anteriormente.
Diante disso, a Ford anunciou seus planos de reduzir a capacidade de produção de sua mais recente picape elétrica F-150 Lightning, além de iniciar a construção de uma nova fábrica de baterias para EVs, que está atualmente em andamento.
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Assim, parece que a Ford está empenhada em diminuir a lacuna entre os primeiros compradores – aqueles dispostos a suportar inconveniências e preços elevados para obter a tecnologia – e os consumidores em geral.
A empresa está apostando no mercado de massa, que demanda preços mais acessíveis. De acordo com Farley, os resultados já estão se refletindo no mercado dos EUA.
“A receita total de EV caiu no segundo semestre do ano passado em comparação com [o segundo trimestre]. Se você olhar para os volumes unitários, eles aumentaram”, disse Farley. “Esse é um insight realmente importante que aprendemos ao sermos pioneiros.”
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