O PIX é uma ferramenta de transferência de dinheiro que facilita muito a vida dos brasileiros. Assim, basta adicionar uma chave que o valor cai instantaneamente na conta do beneficiário. Mas, essa ferramenta já foi alvo de vários golpes. Saiba alguns cuidados para não cair no golpe do PIX!
Em entrevista ao InfoMoney, o chefe-adjunto do departamento de competição e de infraestrutura do mercado financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, falou como se proteger desses golpes e que a ferramenta está se modificando constantemente para evitar fraudes.
Golpe do PIX
O golpe do PIX ocorre de várias formas. Isso por que a abordagem geralmente ocorre de forma virtual. Para o chefe-adjunto há a necessidade de atuar na educação financeira e cibernética da população. Segundo o Índice Global de Inclusão Financeira, o Brasil está entre os mercados menos financeiramente inclusivos do planeta.
Nesse ínterim, nosso país ocupa a 35º posição entre 42 países analisados, tendo uma nota de 33,9 pontos. O índice considera como os sistemas financeiros, governos e empregadores de certo mercado disponibilizam orientações relevantes para oferecer mais inclusão financeira.
Leia mais: Saiba quais são os principais golpes usados no trânsito e como se proteger
Algumas dicas para evitar cair no golpe do PIX são:
- Nunca faça transferências bancárias sem se certificar de que a pessoa é realmente quem se diz ser. Se preciso, faça uma chamada de vídeo com a pessoa que está pedindo o dinheiro;
- Ao realizar compras online com pagamento em PIX, pesquise sobre a empresa e confira os dados do recebedor no comprovante;
- Evite transferir caso você não reconheça os dados que aparecem antes de finalizar a transação.
Vazamento de dados do PIX
Recentemente, houve alguns casos envolvendo vazamento de dados do PIX. De acordo com Brandt, esses casos não envolveram os sistemas providos pelo Banco Central. Ele explica que os incidentes foram por conta de falhas pontuais em instituições participantes, que não estavam totalmente aderentes às regras previstas pelo PIX.
De acordo com ele também, o Banco Central conta com mecanismos para a proteção de dados pessoais. Além disso, os bancos precisam seguir as regras impostas pelo Banco Central. Ele destaca que o problema foi corrigido rapidamente.
Leia mais: Entenda como funciona o golpe do retrovisor e saiba como não cair
Caí no golpe do PIX. E agora?
O Banco Central conta com o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Dessa forma, se o cidadão constatar que sofreu o golpe do PIX, poderá solicitar a devolução do valor, que retorna para a sua conta. Além disso, a instituição orienta a realizar um Boletim de Ocorrência junto a uma delegacia.
Muitas vezes acontece a transferência incorreta para algum cidadão, sem ser golpe. Nesse caso, você pode entrar em contato com a pessoa para quem transferiu incorretamente. Em caso de não conseguir amigavelmente, também pode tentar de forma judicial.
Leia mais: Idosos são vítimas de Golpe; CUIDADO! Veja como se prevenir
Veja também: Golpe do novo cartão benefício
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!