Recentemente, um novo tipo de fraude tem preocupado beneficiários e autoridades no Rio de Janeiro. Golpistas têm se utilizado de mensagens falsas para enganar idosos que aguardam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A Polícia Federal já foi acionada para investigar os casos, a fim de proteger os direitos e o bem-estar dos segurados.
Essas mensagens fraudulentas informam erroneamente aos destinatários idosos que eles têm direito ao BPC e que o benefício já foi aprovado. Dessa forma, os criminosos marcam um dia, hora e local para o recebimento do pagamento, onde apresentam um boleto com cobrança por um suposto ‘serviço’ prestado.
O que é o Benefício de Prestação Continuada?
O BPC é uma assistência social garantida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destinada a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade, comprovando-se baixa renda. Este benefício assegura um salário mínimo mensal e não exige contribuição prévia ao INSS.
VEJA: Pagamento Antecipado do 13º para Aposentados e Pensionistas do INSS! QUANDO RECEBE?

Como os fraudadores operam?
No cenário descrito, o golpista se cadastrou como procurador de um idoso após entrar com um pedido de BPC em seu nome. Este tipo de fraude, que envolve a criação de documentos falsos e usurpação de identidade, é sofisticado e requer resposta rápida das autoridades para evitar prejuízos significativos aos afetados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
Como se proteger de possíveis golpes?
- Verifique sempre a fonte: Desconfie de mensagens não solicitadas, especialmente aquelas que pedem dinheiro ou dados pessoais.
- Uso de canais oficiais: Sempre atualize seus dados e faça consultas sobre benefícios diretamente pelos canais oficiais do INSS, como o aplicativo Meu INSS ou pelo site.
- Segurança de informação: Não compartilhe fotos de documentos ou informações sensíveis através de canais não oficiais como e-mails e mensagens de WhatsApp.
- Atenção a detalhes suspeitos: Golpistas podem tentar imitar logos e ofícios oficiais. Em caso de dúvida, contate diretamente o órgão em questão.
LEIA: SISTEMAS INSTÁVEIS do INSS e a Longa FILA DE ESPERA por Benefícios: VEJA SOBRE!
O INSS nunca solicita pagamento para liberação de benefícios ou envia boletos bancários. A segurança dos beneficiários depende da conscientização e da adoção de práticas seguras de comunicação. Mantenha-se atento e informado para não cair em armadilhas que visam comprometer sua tranquilidade financeira e pessoal.
Contato e informações
Para mais informações ou em caso de dúvidas, os segurados podem entrar em contato com o INSS através do número 135 ou acessar os serviços pelo site oficial ou aplicativo Meu INSS. É fundamental informar as autoridades sobre qualquer contato ou solicitação suspeita, contribuindo assim para a segurança de todos.
Veja também APROVADO! ADICIONAL DE 5% nas APOSENTADORIAS – ÚLTIMAS NOTICIAS INSS APOSENTADOS e PENSIONISTAS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.