Boas novas! O salário mínimo vai aumentar para o ano de 2023 segundo Governo Federal, confira no artigo a seguir.
Foi enviado para o Congresso Nacional o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). Uma das pautas do projeto é o aumento do salário mínimo.
Ocorre que segundo, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômicas (DIEESE) o salário mínimo é a base de pagamentos do INSS. Isto porque, mais de 56,7 milhões de pessoas tem seus salários ajustas com base no valor do salário mínimo.
Neste sentido, dentro desta estatística se encaixam os beneficiários do INSS, que devem ter a expectativa dos salários reajustados de acordo com o aumento do salário mínimo.
Viu isso? Auxílio Brasil de junho já esta sendo pago! Veja datas
Ademais, além dos beneficiários do INSS, existem outros assalariados que devem receber o reajuste devido ao aumento do mínimo.
Como é feito o ajuste do salário mínimo?
A Constituição Federal (CF), garantidora dos direitos, garante o reajuste anual do salário mínimo para manter o poder de compra do brasileiro. A CF defende o direito dos brasileiros de receberem o mínimo para ter condições de manter a si e a família.
O objetivo de garantir o salário mínimo é garantir que todo brasileiro tenha o mínimo para utilizar em custas essências. De forma que preserve a dignidade e o direito ao acesso a comida, saúde e educação por todos.
Dessa for, o reajuste do mínimo garante que em situações como vive o Brasil que a alta da inflação só tem elevado os preços de produtos e serviços. Sendo que o salário não acompanha os reajuste diários. Neste sentido, o Governo estabeleceu uma base de cálculo para fazer a estimativa do valor do salário mínimo.
Urgente: Como está a situação do 13º salário? Veja aqui
Dessa forma, base de cálculo para fazer a estimativa do valor do salário mínimo é o índice responsável por medir a inflação no país.
O Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC), portanto, é utilizado com base de cálculo para o valor do reajuste do mínimo.
Qual deve ser o aumento?
Tendo em vista a grande alta dos produtos e serviços, o que significa dizer que a variação da inflação no país é alta, é provável que o valor previsto de salário mínimo também varie de acordo com o INPC.
Esta modificação já ocorreu uma vez. Já que no mês de abril a previsão do valor do salário mínimo era o de R$ 1.294. Segundo os dados do Governo no mês de abril a variação do INPC foi de 4,25% para 6,70%. No entanto, segundo a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia no mês de maio a variação do INPC subiu de 6,7% para 8,1%.
Veja Agora: Valores esquecidos: Veja quem pode sacar os valores!
Sendo assim, que a variação do INPC se manter em 8,1% e o Governo não modificar a forma como calcula o reajusta, o salário mínimo aumentará para R$ 1.310,17.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, agora que você sabe sobre os benefícios dos Aposentados receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
Ministério da Economia confirma aumento de salário para aposentados
BENEFÍCIOS QUE TODO IDOSO TEM PARA GASTAR MENOS!
Saiu as datas de pagamento do 14º Salário? Consulte quem vai receber esse abono extra