O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda começa a ser pago no dia 31 e as consultas já estão liberadas! Veja agora e confira o calendário!
Leia em seguida: Confirmadas datas de pagamento do 14º Salário: Consulte calendário
Imposto de Renda – Consultas liberadas
As consultas ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda foram liberadas hoje, 24 de maio, às 10h horas pela Receita Federal. O estimado é que cerca 3 milhões de contribuintes recebam o primeiro lote e mais de 6 bilhões de reais serão pagos neste primeiro lote.
Do mesmo modo, a consulta pelos lote residuais de anos anteriores também foi liberada! Esses lotes residuais se referem aos contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores, mas acertaram suas contas com a Receita Federal.
Você pode realizar a consulta através do site da Receita Federal, ou então pelo aplicativo, disponível para celulares.
Leia em seguida: PAGAMENTOS COMEÇAM AMANHÃ! 13º SALÁRIO E ABONO NATALINO!
O que pode ser restituído pelo Imposto de Renda ?
A restituição se refere a valores que são devolvidos pela Receita ao contribuinte, confira então alguns gastos que podem ser restituídos:
- Saúde – despesas relacionadas a saúde do contribuinte, tais quais: consultas médicas particulares, hospitais, tratamentos odontológicos, fisioterapia, exames laboratoriais, serviços radiológicos, entre outros.
- Educação – despesas também conhecidas como “gastos com instrução”, ou seja, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação superior, ensino técnico e especializações. Valor limite de dedução: R$ 3.561,50.
- Dependentes – podem ser considerado como dependente: filhos e enteados de até 21 anos ou, em qualquer idade, caso seja incapaz (física ou mentalmente) de trabalhar; filhos e enteados até 24 anos, caso estejam cursando ensino superior ou escola técnica; irmão, neto, bisneto (se houver guarda judicial); mãe, pai, avós, desde que em 2021 tenham recebido rendimentos de no máximo R$ 22.847,76; cônjuge ou companheiro (mais de 5 anos juntos).
Leia em seguida: VEJA OS PREÇOS DOS ALIMENTOS QUE IRÃO CAIR!
Calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos ocorre de acordo com a data da entrega das declaração, com exceção do primeiro lote, destinado a grupos prioritários, confira:
- idosos acima de 80 anos
- idosos entre 60 e 79 anos
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
Desse modo, esses são os grupos que receberam os pagamentos ainda no primeiro lote. Os demais irão receber de acordo com a data de entrega, confira o calendário abaixo:
- 31 maio – 1º Lote
- 30 junho – 2º Lote
- 29 julho – 3º Lote
- 31 agosto – 4º Lote
- 30 setembro – 5º Lote
Vale lembrar que o prazo para entregar sua declaração do Imposto de Renda em 2022 se encerra do dia 31 de maio! Caso você seja obrigado a declarar e não entregue sua declaração, estará sujeito a multa. A multa varia de 1% a 20% do valor do imposto devido.
Leia em seguida: Os empréstimos consignados podem ser suspensos por 4 meses
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais: