Reajuste do INPC anuncia acréscimo para aposentados que ganham acima do salário mínimo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que serve de base para o reajuste dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do salário mínimo, apresentou um acumulado de 3,71% em 2024.
O anúncio foi feito oficialmente na última sexta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja os detalhes a seguir!
Impacto do reajuste do INPC
O reajuste do INPC corrige uma média de 12,8 milhões de benefícios. Portanto, inclui aposentadorias, pensões e auxílios, que estão acima do piso nacional.
Leia mais: OFICIAL: Reajuste no Salário do INSS 2024 para quem ganha acima do mínimo – Saiba mais agora mesmo!
Vale ressaltar que para os beneficiários que se aposentaram ou começaram a receber pensão, ou auxílio em 2024, o aumento de 3,71% não será integral. A correção será proporcional ao número de meses em que o INSS vem pagando o benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Reajuste proporcional e novos valores
Os novos valores de benefícios como salário-família e auxílio-reclusão também saiu pelo INSS. Para o teto pago pelo Instituto, o valor vai aumentar do patamar atual de R$ 7.507,49 para R$ 7.786,02.
Leia mais: OFICIAL: Reajuste no Salário do INSS 2024 para quem ganha acima do mínimo – Saiba mais agora mesmo!
No entanto, é importante ressaltar que o INPC, utilizado para corrigir os benefícios do INSS acima do piso nacional, ficou abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). u seja, a inflação oficial do país que acumulou 4,62% em 2024.
Ajuste para quem recebe menos
Por outro lado, outros 26,1 milhões de segurados do INSS que ganham até um salário mínimo, que corresponde a 67% do total de beneficiários da Previdência Social, já sabem o reajuste do ano.
Neste caso, o aumento seguirá o mesmo acréscimo do piso nacional, com uma correção de 6,97% em 2024, equivalente à inflação acumulada entre dezembro de 2022 e novembro de 2023 (de 3,85%), mais três pontos percentuais relativos à expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes (2022).
Leia mais: INSS Pagará AUTOMATICAMENTE VALORES na CONTA dos APOSENTADOS! CONFIRA!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!