Atenção às novas mudanças que o instituto está realizando, principalmente à nova fase do conhecido pente-fino dos aposentados e pensionistas.
O objetivo é que essa nova revisão verifique casos inadequados de recebimento de benefícios, trazendo mais alívio aos cofres públicos.
Dessa vez, o pente-fino, que já teve início no mês de novembro, pode acabar afetando muita gente. Dessa forma confira a seguir como evitar o bloqueio:
Pente fino INSS
Em primeiro lugar o INSS envia uma notificação para pessoas com cadastro irregular ou outras pendências. Essa mensagem chegará através do portal ou aplicativo Meu INSS.
Leia em seguida: Revisão da vida toda do INSS vale só para aposentadoria? Saiba mais
O objetivo do INSS é de fato passar um pente-fino e revisar principalmente os benefícios de pessoas que recebem auxílio-doença, BPC/Loas e aposentadoria por incapacidade permanente.
Caso o INSS encontre algum tipo de irregularidade, convocará a pessoa em questão para realizar a devida regularização. Ou, caso seja necessário, ir até uma agência do INSS a fim de passar por novas avaliações ou perícias médicas.
Dessa forma, você só precisa comparecer no horário marcado e passar pela avaliação, para saber se poderá seguir recebendo o valor do benefício.
No caso dos benefícios de auxílio-doença, por exemplo, caso o médico verifique que o beneficiário está apto a voltar ao mercado de trabalho, o pagamento é suspenso imediatamente.
Leia em seguida: Netos têm direito a pensão por morte de avós? Saiba mais
Como evitar o bloqueio do benefício?
Na prática, você apenas precisa estar com o seu cadastro em dia. No caso da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, todos que não passaram por perícia médica há mais de 6 meses, ou não possuem previsão de alta, deverão passar pelo pente-fino do INSS.
A operação está prevista para acontecer até abril de 2023.
Leia em seguida: Veja quais bancos podem oferecer consignado do Auxílio Brasil
Confira também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.