A perícia médica INSS é feita quando um segurado precisa ser avaliado suas condições físicas e mentais, que o impactam de trabalhar. Portanto, se ele se encontra com alguma incapacidade, permanente ou temporária, deve realizar o procedimento.
A marcação do procedimento é o primeiro passo para ter acesso à perícia. Mesmo com um laudo do seu médico, deve-se ter o atestado do perito do INSS. Veja quem precisa fazer a perícia médica INSS e como marcar a sua. Boa leitura.
O que é essa ação?

A avaliação médica realizada pelo INSS é uma análise do estado físico e mental feita por um perito certificado pela Previdência Social. Portanto, mesmo que um médico tenha emitido um laudo atestando a incapacidade do indivíduo para continuar trabalhando, a avaliação do médico do INSS é considerada decisiva.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do João Financeira Blog pelo WhatsApp
Quando alguém marca uma perícia junto à autarquia, deve-se comparecer à agência mais próxima para o exame. Mas durante a consulta, o perito examina o paciente, faz questionamentos e avalia como essa incapacidade afeta a capacidade do trabalhador de retornar ao seu emprego.
No entanto, nos casos de trabalhadores com emprego formal e registro em carteira, a perícia médica INSS deve ser agendada a partir do 16º dia de afastamento do trabalho.
Quem precisa fazer a perícia médica INSS
Todos os indivíduos que desejam solicitar benefícios relacionados à incapacidade física ou mental são obrigados a agendar uma perícia junto ao INSS. Portanto, os benefícios que precisam passar pelo procedimento são:
- Auxílio-doença;
- Aposentadoria por invalidez;
- BPC.
Leia mais: INSS é obrigado a fazer REVISÕES DAS APOSENTADORIAS – Confira agora
Segundo os dados de junho de 2023 do Instituto, mais de 500 mil pessoas estão aguardando a realização da perícia médica INSS para receberem seus benefícios sociais. Afinal, o procedimento é fundamental para determinar a elegibilidade e a extensão dos pagamentos concedidos às pessoas que enfrentam incapacidades físicas ou mentais.
Como agendar o procedimento?
Para agendar uma perícia médica INSS, deve-se utilizar os canais on-line, como o aplicativo ou o site. Todavia, é necessário escolher a agência mais próxima e selecionar a data e o horário, disponíveis pelo sistema. Portanto, veja o passo a passo:
- Acesse o Meu INSS e faça login na plataforma Gov.br;
- Clique na opção “Agendar Perícia” e, em seguida, em “Novo Requerimento”;
- Escolha entre “Perícia Inicial” se for a primeira vez que está solicitando a perícia ou “Perícia de Prorrogação” se já estiver recebendo algum benefício;
- Siga as orientações apresentadas na tela;
- Preencha todas as informações necessárias para concluir o seu pedido.
Esse processo deixou mais fácil o agendamento da perícia médica INSS. Afinal, economiza tempo e simplifica o acesso aos serviços da Previdência Social.
Leia mais: INSS divulga CORTES DE BENEFÍCIO – Saiba o que fazer
Mas antes de se dirigir à agência, é aconselhável separar os documentos:
- Documento de identificação com foto;
- Carteira de trabalho;
- Comprovante de endereço;
- ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) emitido pelo médico do trabalho, mas que atesta a condição de saúde do trabalhador;
- Carta elaborada pela empresa onde se declara a data do último dia de trabalho;
- Atestado médico que descreva o quadro clínico, diagnóstico e tratamentos, com assinatura, carimbo e endereço do profissional que o emitiu;
- Exames de sangue e de imagem que comprovem a doença ou lesão;
- Todas as receitas que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!