Confirmadas novas medidas para a realização da prova de vida 2023 dos aposentados e pensionistas. Veja em seguida todas as informações:
A pandemia do coronavírus, trouxe diversas mudanças para as atividades desenvolvidas pelos brasileiros, como também em procedimentos feitos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesse sentido, as remodulações, impactaram a prova de vida, passando a funcionar com um novo método desde o começo do ano, como havia programado o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Dessa forma, os aposentados e pensionistas, puderam passar a contar com mais comodidade e facilidade, na hora de fazer a comprovação de vida. Principalmente pelo fato de boa parte dos beneficiários possuírem dificuldade de locomoção. Ensejando dúvidas sobre a realização do procedimento.
Continue acompanhando para conferir todos os detalhes da prova de vida 2023!
O que é a prova de vida?
A prova de vida é um procedimento adotado pela Previdência Social para verificar possíveis benefícios irregulares. Por exemplo, em algumas situações, com o falecimento do titular do benefício, a família deixa de comunicar o óbito do seguro e continua sacando o salário mensal pago.
Leia em seguida: Aposentados podem ter isenção do imposto de renda; Veja como
Antes das mudanças na prova de vida 2023, feitas pelo governo Bolsonaro, os aposentados e pensionistas, eram obrigados se deslocar até a instituição responsável pelos repasses do seu salário, para demonstrarem estarem vivos. Nesse sentido, o procedimento, precisava ser feito de modo anual, no mês do aniversário do beneficiário. Se não fizesse, os pagamentos poderiam acabar bloqueados ou cancelados.
Com as modificações, a comprovação de vida, passou de forma automática, passando a responsabilidade para o INSS em efetivar o procedimento. Desse modo, a nova forma, passou a valer em 1.° de janeiro deste ano. O prazo para o órgão preparar seus sistemas iniciou em fevereiro e terminou em dezembro do ano passado.
Leia em seguida: Conheça o cartão de crédito Will Bank; Veja como funciona
Como vai funcionar a prova de vida 2023?
Como mencionamos, a partir do mês de janeiro, a prova de vida 2023 dos aposentados e pensionistas, passou a ser feita automaticamente. Ou seja, não precisam mais se deslocar até a instituição pagadora do benefício para comprovarem estarem vivos. Não havendo um calendário para este ano em relação à realização do procedimento.
Leia em seguida: INSS divulga a data de pagamento do 13º salário – Saiba agora!
Portanto, a comprovação de vida, é feita agora através do cruzamento de dados que constam em bases do governo federal. Entre os atos que podem valer como comprovação estão:
- Atualização do CadÚnico;
- atendimento presencial em uma agência do INSS;
- acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- contratação de empréstimo consignado;
- vacinação;
- votação nas eleições.
Dessa forma, os aposentados e pensionistas, não precisam mais fazer a comprovação. Se não houverem atos registrados nas bases do governo, o beneficiário vai receber uma notificação informando sobre a necessidade em fazer a prova de vida 2023.
Leia em seguida: Conheça o cartão Extra Itaucard; Veja como funciona
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!