A mudança na regra da aposentadoria está chamando a atenção de quem pretende pleitear esse benefício. Isso acontecerá para homens e mulheres a partir de 1º de janeiro de 2023.
Estas regras provisórias são o resultado da reforma do sistema de Segurança Social em 13 de novembro de 2019.
Dessa forma, essa lei trouxe uma série de mudanças significantes para os pedidos de aposentadoria do INSS, principalmente em relação à idade mínima e tempo de contribuição.
Por isso, quem vai se aposentar em 2023 deve ficar atento aos novos números. Mais importante ainda, essas inovações acontecem continuamente. Confira a seguir as mudanças de 2023!
Por que houveram mudanças na aposentadoria?
Em primeiro lugar, é importante falar sobre as regras de transição. Devido o mudanças de tempos em tempos, isso significa que as regras em vigor em 2022 não serão mesmas em 2023. Sendo assim, você precisa conhecer todas as mudanças e regras.
Leia em seguida: Auxílio Brasil: Fez Empréstimo E Perdeu O Benefício? Saiba O Que Acontece
Em geral, as regras transitórias preveem cinco modalidades: por pontos, por tempo de contribuição, progressivo por idade, 50% de pedágio e 100% de pedágio. No entanto, apenas os três primeiros foram alterados. Os dois últimos permanecem os mesmos.
Que mudanças foram feitas nas regras de aposentadoria?
Em primeiro lugar, vamos dar uma olhada nas regras de dedução de pontos.
- Aposentadoria por pontos: é o número de pontos que um segurado deve ter para se aposentar. Nessa regra, a idade é somada ao tempo de contribuição à Previdência Social. Até 2023, os homens devem ter um total de 100 pontos, as mulheres 90.
Isso significa que os homens devem ter pelo menos 35 anos de contribuições e as mulheres 30. Essa regra muda a cada ano até que os homens atingem 105 pontos em 2028 e as mulheres por sua vez cheguem a 100 pontos em 2033.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
- Aposentadoria Baseada no Tempo: só se aplica aos empregados do setor privado. Para 2023, os homens devem ter pelo menos 65 anos e ter contribuído por pelo menos 15 anos. As mulheres, por outro lado, devem ter pelo menos 15 anos de contribuições e 62 anos.
Leia em seguida: Saiba Como Diminuir O Valor Da Casa Própria Usando O FGTS
- Aposentadoria progressiva por idade: finalmente sobre as regras para idade progressiva. Eles também mudam a cada ano. A meta é 65 anos para os homens até 2027 e 62 anos para as mulheres até 2031. Os homens terão de ter pelo menos 63 anos no próximo ano, mais 35 contribuições. Para as mulheres a idade de aposentação é de 58 anos ou mais, além de 30 anos de contribuições para a Previdência Social.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado: Novos Valores Vão Ser Liberados Com Novo Salário
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.