INSS autoriza pagamento extra de R$ 97 bilhões para aposentados e pensionistas em 2024! Saiba mais

Em decisão a partir de uma ação do STF (Supremo Tribunal Federal), aposentados e pensionistas terão direito a um pagamento extra do INSS. O mesmo será depositado nas contas dos beneficiários já em janeiro de 2024.

A instituição aprovou o pagamento de valores retroativos, que, segundo estimativas, irá injetar um total de 97 bilhões de reais na economia, através de precatórios emitidos durante 2021 e 2022. Veja mais.

Como funciona o pagamento extra do INSS?

Pagamento dos precatórios são liberados pelo governo (Fonte: Edição / Jornal JF)
Pagamento dos precatórios são liberados pelo governo (Fonte: Edição / Jornal JF)

O pagamento retroativo surgiu do acúmulo de precatórios durante a pandemia de COVID-19. Portanto, está relacionado a aposentados e pensionistas que venceram processos contra a autarquia.

Em outras palavras, os beneficiários que requereram revisões do valor do benefício ou que aguardaram um tempo prolongado para a liberação de seus benefícios terão direito a este pagamento.

Leia mais: EXCLUSIVO: Aposentados e Pensionistas terão DINHEIRO EXTRA na Conta! Veja o Calendário!

Entre os primeiros a receber este pagamento estão aqueles que tiveram precatórios emitidos em 2021 e 2022. Mas também pessoas com valores acima de 60 salários mínimos.

Entretanto, é importante destacar que não é necessário fazer nenhum pagamento prévio para ter direito a este benefício. Portanto, qualquer solicitação neste sentido pode se tratar de uma tentativa de fraude.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Como saber se tem direito ao benefício?

Para saber se tem direito ao benefício, o cidadão pode verificar a situação de seu precatório no site do TRF (Tribunal Regional Federal) de seu estado. Lembramos que a consulta é por meio de seu CPF, nome do advogado ou número do processo.

Leia mais: Novas regras para aposentadoria INSS em 2024: O que você precisa saber

Os segurados também podem entrar em contato com seu advogado ou escritório de advocacia responsável pelo processo. Esta medida promete aliviar o orçamento de muitos que aguardaram pelo pagamento de seus benefícios durante a pandemia.

Leia mais: BOA NOTÍCIA: STF Libera Pagamento De R$ 95 Bilhões Em Precatórios Do INSS!

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento 135, ou acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android e iOS. Tais recursos oferecem a possibilidade de realizar consultas de maneira prática e sem sair de casa.

Veja Também:

INSS ALERTA ANTECIPAÇÃO do 13 SALÁRIO 2024 – LIBERAÇÃO IMEDIATA (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.