O mês de outubro conta com 2 pagamentos extras aos beneficiários. Além do salário correspondente ao mês, alguns grupos ainda possuem outros valores para receber da Autarquia. Confira agora a que se refere esse dinheiro a mais:
O primeiro pagamento que vamos citar é referente às liberações dos valores atrasados pela Justiça Federal. Esses valores são provenientes de ações judiciais ganhas pelos beneficiários do INSS. O pagamento será por meio de Requisições de Pequeno Valor- RPV. Veja o que significa:

O que são as RPV?
Requisições de Pequeno Valor- RPV são uma modalidade de pagamento para as causas judiciais ganhas contra o INSS que não ultrapassam 60 salários mínimos, ou R$72.720. Valores maiores são pagos por meio dos precatórios, que costumam demorar mais para serem distribuídos aos beneficiários.
Leia mais: Ótima notícia para aposentados! Pagamentos começam a ser liberados na próxima semana
Quem vai receber os RPV do INSS?
Os RPV liberados são para os beneficiários que ganharam ações contra o INSS, cuja a ação tenha sido julgada e não há mais possibilidade de recurso por parte do Instituto. Além disso, a emissão da ordem de pagamentos precisa ter sido no mês de agosto.
Como consultar se tenho direito?
O Conselho de Justiça Federal destinou a responsabilidade da distribuição dos pagamentos aos Tribunais Regionais Federais (TRF) de cada região. Portanto, para consultar se tem direito, o beneficiário do INSS precisa acessar o site do TRF correspondente, incluir os dados pessoais e do processo e verificar sobre o seu pagamento.
O segundo pagamento liberado é do novo cartão benefício do INSS. Confira.
Leia mais: Surpresa: Novo cartão benefício consignado LIBERADO para 3 grupos do INSS
Novo cartão benefício INSS
Esse novo cartão surgiu no ano de 2022 como uma ferramenta de liberação de crédito para beneficiários que não tinham mais margem para os consignados. Após a sanção presidencial da medida provisória 1.106/2022, que liberava esse cartão, houve a conversão na lei 14.431/2022, o que significa que a contratação do novo cartão agora está assegurada por lei, sem prazo para acabar.
Entretanto, não são todos os beneficiários que podem contratar. De acordo com a lei, o novo cartão benefício do INSS está liberado para aposentados, pensionistas, quem recebe Benefício de Prestação Continuada- BPC e Renda Mensal Vitalícia- RMV.
Leia mais: Auxílio por incapacidade temporária; Entenda as novas regras e como solicitar
Como funciona o novo cartão
Esses beneficiários podem usar até 5% de seu salário para o pagamento de parcelas. Ou seja, se o beneficiário ganha um salário mínimo, pode comprometer R$60,60 em cada parcela. Uma parte do valor contratado pode ser sacado em dinheiro (até 70% do limite) e outra parte fica para usar como limite de compras no crédito.
Assim como os consignados, o novo cartão benefício do INSS tem os descontos diretamente da folha de pagamentos. Dessa forma, os valores cobrados de juros são mais baratos, pois a inadimplência é mínima. O valor atualmente é de 3,06% ao mês. Já o número de parcelas é de 24 vezes, no máximo.
Leia mais: 14° salário – Presidente vai pagar? Veja Datas e Valores para Aposentados
Pagamento do novo cartão benefício do INSS
A dataprev, órgão responsável pela atualização da folha de pagamentos dos beneficiários do INSS, realizou a atualização no dia 19 de setembro e liberou a margem extra para a contratação desse novo produto. Dessa forma, os bancos puderam começar a realizar os pagamentos a partir dessa data.
Claro, não foi exatamente nessa data, pois os bancos também precisam adaptar seu sistema para começar a ofertar esse novo cartão. Mas, o banco Pan emitiu uma nota que os pagamentos já iniciaram no dia 10 de outubro para quem já havia solicitado.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!