Mesmo com a mudança de alguns atendimentos para o formato remoto, o atendimento INSS ainda continua presencial e certos processos só acontecem presencialmente. Somado a isso, o INSS mudou algumas normas para o atendimento presencial e essas já estão valendo, como a obrigação de marcar horário para ser atendido.
Então, se você vai precisar de algum atendimento INSS presencial, não deixe de conferir as principais mudanças nas regras do instituto logo abaixo!
Atendimento INSS: novas regras para o presencial
O novo atendimento INSS está deixando os trabalhadores, aposentados e pensionistas com algumas dúvidas pois há alterações nas antigas regras e procedimentos. Assim, os segurados que forem até uma agência podem ter que voltar novamente para realizar os processos de acordo com as novas regras do instituto.
Entre as principais mudanças do atendimento inss está a necessidade de agendamento, novos horários de abertura ao público, direito a levar um acompanhante e as novas formas de lidar com a identificação e entrega de documentos.
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O órgão previdenciário adotou essas mudanças baseado nas normas que constam na nova Portaria 1027, que o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 29. Nesse sentido, temos a aprovação das regras que estavam prontas desde meados de 2021.
Pensando eu não deixar ninguém por fora dessas informações, vamos detalhar cada grande mudança que ocorreu no atendimento INSS.
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Atendimento INSS: Mudanças no agendamento
O agendamento antecipado voltou a ser obrigatório para praticamente todos os processos que o INSS disponibiliza em suas agências. Dessa forma, o segurado precisa acessar o aplicativo Meu INSS ou o site oficial do órgão previdenciário se quiser realizar qualquer forma de atendimento INSS.
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Para agendar antecipadamente também é possível usar a central de atendimento telefônico do instituto pelo número 135. Uma vez feito o agendamento, o beneficiário receberá uma senha ordinária ao chegar na agência selecionada.
Vale lembrar que para os atendimentos mais especiais que não acontecem de forma remota precisam recorrer ao atendimento específico, que é uma exceção do presencial.
Novas regras de documentação no atendimento INSS
A portaria que citamos acima indica que não há necessidade de emitir procuração para todos os processos que são de simples entrega de documentos. O órgão só exige a procuração em casos mais específicos como esse que vamos citar abaixo:
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O caso da justificativa administrativa é um exemplo bem interessante: isso acontece quando o beneficiário leva uma testemunha como prova de algum acontecimento. Nesse sentido, a pessoa deve apresentar a procuração e informar se depôs sobre determinação administrativa ou judicial
Precisa se identificar para entrar nas agências?
Sim, essa também é uma das novas mudanças. Todos os segurados precisam apresentar um documento de identificação oficial com foto, esses que já estamos acostumados. Além disso, as pessoas que têm mais de 60 ou estão com enfermidades.
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Concluindo, o atendimento inss começa às 7h-8h e vai até as 13h ou 14h de acordo com o local de atendimento. Após isso, os horários da tarde são exclusivos para atendimentos internos ou perícias médicas agendadas.
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