A Prova de vida do INSS teve algumas mudanças no ano de 2022, que têm o objetivo de ajudar os beneficiários. Dessa forma, deve trazer mais vantagens para o público, como a comodidade, já que não é mais preciso se deslocar. Esse procedimento é válido para comprovação que o beneficiário está vivo e apto a receber.
A prova de vida do INSS era realizada de forma com que os beneficiários fossem até a instituição bancária onde recebem o benefício para comprovar que estavam vivos e aptos a receber o seu benefício previdenciário. Mas, pensando em facilitar o processo a esse público, em 2022 a obrigatoriedade da prova de vida presencial acabou.
Muitos beneficiários do INSS possuem dificuldade de locomoção e, até, precisam de ajuda de terceiros para realizarem as suas atividades diárias. Por isso, a prova de vida acabava sendo um procedimento gerador de muitas dificuldades para eles.
Leia mais: Bolsonaro acaba de assinar decreto: Atenção aposentados tudo vai mudar! Veja as novidades
Em 2022, esse processo foi automatizado. Agora, a prova de vida será por meio de cruzamento de dados dos sistemas governamentais, a nível municipal, estadual e federal. Confira mais informações sobre esse procedimento.
Como será a prova de vida INSS em 2022?
Agora, a prova de vida do INSS será por meio de cruzamento de dados das plataformas dos governos municipais, estaduais e federal. Mas, como funciona isso? Todas as vezes que o beneficiário do INSS usar algum serviço que atualize as suas informações, será como uma comprovação de que está vivo.
A Previdência tem o prazo até o final do ano para se adaptar a essas mudanças. Então, ainda não está ocorrendo a suspensão ou bloqueio dos benefícios por falta de prova de vida. Mas, afinal, oq será considerado como prova de vida em 2022? Bom, qualquer serviço que fique registrado nas plataformas do governo são consideradas. Por exemplo:
- Registros de vacina;
- Consultas pelo SUS;
- Emissão de documentos;
- Perícia Médica na Previdência;
- Votação nas eleições;
- Qualquer outro serviço que atualize as informações dos segurados do INSS.
Leia mais: Atenção: Como saber se tenho que fazer a prova de vida do INSS?
O que acontece se não tiver informações atualizadas?
Se ocorrer de o beneficiário do INSS não possuir informações atualizadas nas plataformas do Governo e, assim, não conseguir realizar a prova de vida, receberá uma notificação.
Nesse caso, a Previdência Social emite uma notificação para realizar a prova de vida por conta própria. Dessa forma, precisará ir até a instituição bancária. Mas, o Órgão orienta a realização da prova de vida digital, possível através do MEU INSS.
Prova de vida digital

Para a realização da prova de vida digital do INSS, é preciso ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou na Secretaria Nacional de Trânsito. Além disso, precisa da validação facial no app gov.br e acesso ao comprovante pelo site sougov.br
Leia mais: Salário dobrado para o INSS pode ser liberado em janeiro; Confira
- Acesse o aplicativo gov.br. Se ainda não tiver conta, crie uma;
- Em seguida, na tela inicial do aplicativo, clique em “Serviços” e após em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de Vida”, clique em “Prova de Vida Pendente”;
- Para autorizar, clique na tela “Autorização”;
- Faça o reconhecimento facial, seguindo as instruções. Quando terminar, clique em “OK”;
- Logo depois, na tela “Autorização”, o status vai mudar para “Autorizado”;
- Por fim, é só acompanhar a Prova de Vida pelo site do órgão pagador.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!