Existem procedimentos que devem ser realizados pelo INSS para manter o sistema com dados atualizados daqueles que recebem as aposentadorias, pensões e outros benefícios. No entanto, na falta da realização desses, o INSS corta salários.
Não obstante, pareça uma atitude exagerada, destaca-se que a Previdência Social não deve focar suas decisões em apenas um segurado, mas, no conjunto de todos os que cumprem com as exigências do instituto e precisam dos valores para a sobrevivência.
Então, veja a seguir as razões para o INSS cortar salários e quem deve ser cortado do instituto. Confira!
Entenda as razões das exigências da Previdência Social

Em síntese, a Previdência Social possui milhares de segurados para dar assistência, além daqueles que estão na fila para os pedidos serem analisados. Destacam-se os que estão na fila para receber aposentadoria por invalidez, por exemplo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Em vista disso, para conseguir dar conta de todos os pedidos e benefícios, o INSS precisa determinar exigências a serem cumpridas para não haver erros. Por exemplo, a realização do procedimento da prova de vida, que busca identificar se aquele que está recebendo o benefício, continua com vida.
Embora pareça difícil de acreditar, não é raro encontrar fraudes no sistema do INSS e identificar pessoas que já morreram recebendo os benefícios. Ou seja, na prática, os familiares continuam recebendo os valores por aquele que já faleceu.
Leia mais: Descubra os Benefícios ao Emitir a Nova Carteirinha Digital do Idoso pelo Meu INSS+
Esses valores poderiam estar sendo distribuídos para outro segurado que precisa deles para a sobrevivência. Em contrapartida, segue na espera pela concessão de uma aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.
Em suma, as exigências da Previdência Social não para resguardar os direitos dos próprios segurados.
INSS corta salários
Nesta segunda-feira, 9 de outubro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgou a lista de servidores inativos e pensionistas de funcionários do órgão que terão o pagamento suspenso por não atenderem a convocação e respectiva notificação para realizar a prova de vida anual, referente aos aniversariantes de julho de 2023.
Leia mais: BOA NOTÍCIA: INSS Libera 3 Novos Cartões para Aposentados! Consulte Como Vai Funcionar
Em vista disso, o restabelecimento dos pagamentos vão estar condicionados a realização da prova de vida. Nesse sentido, o interessado deve comparecer em qualquer agência do banco onde recebe os valores da Previdência Social, com documento de identidade.
Leia mais: CASA DE GRAÇA PARA IDOSOS? Veja como vai funcionar o programa do Governo inédito
No entanto, “na hipótese de moléstia grave ou de impossibilidade de locomoção, deverá ser solicitada visita técnica para comprovação de vida do titular do benefício”, ficando o pagamento restabelecido provisoriamente até que seja realizada a visita”, informa o Diário Oficial da União (DOU).
De que forma posso me proteger para não ser cortado do INSS?
De forma resumida, cumprir as exigências ditas na introdução é a maneira mais clara para se proteger dos cortes do INSS. Em razão disso, estar com os dados atualizados no sistema, realizar os procedimentos do pente fino e prova de vida, além de não cometer fraudes são as principais regras.
Leia mais: Governo Confirma Novo Benefício para Idosos: Como Isso Impactará Sua Economia?
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!