Os pagamentos dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ser liberados mais rápidos.
Isto graças ao acordo de cooperação feito entre o INSS e a Defensoria Publica da União (DPU). Entenda.
O que é o acordo feito entre o INSS e a DPU?
O acordo de cooperação feito entre o INSS e a DPU devem acelerar a concessão de benefícios da previdência social e consequentemente acelerar os pagamentos.
Leia Mais: REVISÃO DA VIDA TODA: quem tem direito e como solicitar
O acordo pactuado criará um sistema que integrará os serviços do DPU e do INSS, sendo que poderá ser feito de forma eletrônica todos os pedidos.
A DPU poderá auxiliar os beneficiários do INSS em seus pedidos de revisão de benefícios e até mesmo nos pedidos para concessão de aposentadorias e pensões. Sendo que isto diminuirá o número de pedidos negados.
A DPU poderá fazer consultorias para os beneficiários de forma as documentações e procedimentos serão feitos de forma correta. Aumentando, portanto, o êxito na concessão dos benefícios.
Além disso, a plataforma criada possibilitará uma comunicação mais rápida e dinâmica entre a DPU e o INSS.
O objetivo do acordo é reduzir o número de ações coletivas que são movidas contra o INSS. Ocorre que a nova plataforma possibilitará o aumento de acordo entre o INSS e as partes representadas pela DPU. Sendo que muitos acordos poderão ser fechados antes mesmo de ser acionado o poder judiciário.
Para os segurados do INSS isso é uma ótima vantagem já que devido a grande demanda do judiciário, os processos tramitam a passos muito lentos. A possibilidade de acordo resolverá então as questões muito mais rápidas.
O acordo também beneficiará o contribuinte que teve seu beneficio previdenciário negado por não ter cumprido alguma exigência, desde que comprove erro de comunicação.
Quando começa a valer o acordo?

O acordo ainda não começou a valer. Assim, segundo o INSS e a DPU a implementação do novo sistema será feita de forma gradual. Pois ainda é necessário tempo e logística para cadastrar as unidades que farão o atendimento conjunto.
Leia Mais: Nova projeção vai aumentar salário dos aposentados
A fila para receber os benefícios do INSS está grande?
Atualmente a fila de pagamento dos benefícios do INSS está atrasada. Isto porque existem 2 milhões de pedidos na fila. Sendo que 1,3 milhões estão atrasados.
Leia Mais: Saiu agora surpresa na folha de pagamento dos aposentados
A demanda para a concessão de beneficio é muito alta e o órgão não está conseguindo atender com agilidade os pedidos.
Ocorre que além das altas demanda, o órgão muitas vezes precisa notificar o beneficiário para que corrija alguma documentação do pedido e entre outras situações, o que atrasa o procedimento.
Devido ao atraso existem diversos contribuinte na fila aguardando para que seja o seu pedido analisado e então o pagamento seja liberado ou seja requerida a documentação complementar.
Desse modo, devido ao atraso muitos que possuem direito a aposentadoria estão deixando para depois. No entanto, essas pessoas estão perdendo dinheiro.
Acontece que mesmo que a liberação do beneficio atrase, o valor a ser pago começará a contar da ata que foi dada a entrada no pedido.
Pois, mesmo que o pedido do beneficio demore, no momento que for deferido, o beneficiário deverá receber os valores atrasados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o ABONO NATALINO DO INSS. Clique no link e saiba mais:
INSS paga abono natalino em parcela única para alguns beneficiários; veja quem recebe
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.