O INSS mudou a forma de realizar a prova de vida para os beneficiários. Esse novo formato facilitou a vida das pessoas, pois não precisa mais do deslocamento até as agências bancárias para comprovar que está vivo. Agora, a própria Previdência faz a prova de vida INSS.
A prova de vida do INSS é muito importante, pois comprova que o beneficiário está vivo e, portanto, pode continuar recebendo o seu benefício. A falta desse procedimento pode acarretar em um corte nos benefícios. Por conta disso, os beneficiários ficam com bastante dúvidas em relação a isso.
Como está funcionando a prova de vida do INSS agora

Desde a pandemia, a forma de realizar a prova de vida do INSS mudou. Os beneficiários não precisavam mais ir de forma presencial para fazer o procedimento. Mas, mesmo para aqueles que não faziam, não estava ocorrendo a suspensão ou corte.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE DO BLOG JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
A partir de agora, a Previdência Social comprova a vida dos beneficiários a partir da análise de dados dos titulares nos sistemas do Governo Federal. Ou seja, se o beneficiário fez alguma atualização que dependia de sua presença física, ou usava sua biometria, o INSS vai considerar que está vivo e continuar pagando o benefício.
Então, a partir do ano de 2023, o INSS poderá fazer o corte de benefícios caso não consiga acessar as informações necessárias para a prova de vida.
Leia mais: SALÁRIO EM DOBRO do INSS: Direitos e Procedimentos Pós-Aprovação
Lista de serviços que contam para a prova de vida
- acesso ao aplicativo Meu INSS, com selo ouro ou outros aplicativos ou sistemas do Órgão e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- realização de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
- atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- perícia médica por telemedicina ou presencial;
- atendimento no sistema público de saúde ou rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- votação nas eleições;
- emissão ou renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- declaração de imposto de renda como titular ou dependente.
Leia mais: Não fique de fora: Boas notícias anunciadas pelo INSS! Veja quais são
Quando os beneficiários precisam fazer a prova de vida?
A data de referência continua sendo o aniversário do beneficiário. Então, no mês de novembro, os beneficiários aniversariantes passarão pela prova de vida. De acordo com a regulamentação da prova de vida, a Previdência tem prazo de até 10 meses após o aniversário para comprovar a vida.
Nos casos em que não houver a possibilidade de analisar as informações, o beneficiário receberá notificação para realizar a prova de vida por conta própria, na agência ou por aplicativo.
Leia mais: INSS paga R$2120 em Novembro – Veja quem recebe agora! Não perca e consulte já
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!