Em 8 de agosto de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um conjunto de novas medidas a serem adotadas para melhorar a eficácia do atendimento e reduzir as filas de espera.
Essas medidas visam melhorar os serviços prestados ao público através da implementação de novas abordagens estruturais e promoção da automação. A iniciativa, denominada Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), visa promover um esforço adicional por parte dos servidores para resolver a situação atual.
O PEFPS surgiu em meio à pressão exercida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e conta com um conjunto de incentivos para os servidores do INSS. O novo programa pretende acelerar o processo de análise e aprovação de pedidos de benefícios, atualmente com uma fila de cerca de 1,8 milhão de solicitações pendentes.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como o INSS pretende acelerar o processo?

Como parte do PEFPS, o INSS decidiu aumentar o limite máximo de processos avaliados diariamente por cada servidor para quinze, em comparação com o limite anterior de seis processos.
Essa medida é complementada por uma série de incentivos financeiros para os servidores que participam do programa. O esforço para agilizar o atendimento prevê a duração de nove meses, com possibilidade de extensão por mais três.
Leia mais: NOVIDADE APROVADA: Senado oferece nova opção para conseguir empréstimos – Confira!
Quais são os incentivos para os servidores do INSS?
O PEFPS oferece uma oportunidade única para os servidores do INSS: a possibilidade de receber uma remuneração adicional de até duas vezes o seu salário mensal. Isso pode significar um acréscimo máximo de R$ 10.064 na renda daqueles que se esforçarem para resolver a situação.
Leia mais: INSS pode revisar e cancelar o pagamento de aposentadoria – CONFIRA AGORA
Quais outras medidas estão sendo tomadas?
Além do acréscimo na carga de trabalho e dos incentivos financeiros, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, informou que a instituição também está dando prioridade aos processos que estão aguardando há mais de 45 dias.
Para tanto, o INSS inaugurou um horário complementar de trabalho, que teve uma adesão acima do esperado. Além disso, o INSS também está focando na automação de alguns de seus processos, permitindo que os servidores concentrem seu foco em casos mais complexos.
Leia mais: ÚLTIMA NOTÍCIA: Consignados SUSPENSOS por 180 dias – Descubra como vai funcionar!
Espera-se com isso, que o tempo de espera acima de 45 dias seja drasticamente reduzido antes do final do ano, proporcionando um atendimento mais eficiente aos beneficiários da previdência social.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!