INSS orienta sobre como evitar e cancelar descontos não autorizados em benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), principal órgão responsável pela gestão e pagamento de aposentadorias e pensões no Brasil, recentemente divulgou orientações para seus segurados sobre como lidar com descontos não autorizados em seus benefícios.

Portanto, confira mais informação sobre os descontos indevidos na folha de pagamento e como cancelá-lo.

Descontos indevidos INSS

Veja a seguir como cancelar descontos indevidos na folha do pagamento (Fonte: Edição / Jornal JF)
Veja a seguir como cancelar descontos indevidos na folha do pagamento (Fonte: Edição / Jornal JF)

Segundo as diretrizes do INSS, os beneficiários devem seguir uma série de passos para garantir que não haja prejuízos em seus rendimentos. As indicações do INSS vêm como resposta à ocorrência frequente de descontos automáticos em folha de pagamento resultantes de solicitações de empréstimos ou outras operações de crédito.

Leia mais: PRORROGADO PRAZO PARA NEGOCIAR DÍVIDAS COM DESCONTO DE ATÉ 99% – Confira

Essas operações, quando não reconhecidas pelo segurado, podem impactar negativamente sua renda, daí a importância das dicas do INSS sobre como cancelar tais descontos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Como cancelar descontos indevidos?

Para lidar com descontos não autorizados, o segurado deve realizar uma série de passos. Inicialmente, é preciso identificar a fonte do desconto, que pode ser feito através do extrato de pagamento mensal do benefício. O extrato pode ser acessado tanto pelo aplicativo quanto pelo site do INSS. No documento, será possível verificar o nome da empresa ou entidade responsável pelos descontos.

Leia mais: Prova de Vida INSS 2024: Saiba se Você Precisa Fazer! Confira a Lista Oficial!

Em seguida, o beneficiário deve entrar em contato com a organização responsável para registrar uma reclamação sobre o desconto indevido e solicitar o serviço “excluir mensalidade associativa”. O pedido ocorre por meio de plataformas online ou pelo telefone 135 da central do INSS.

Nos casos de descontos originários de empréstimos consignados não autorizados, é necessário abrir uma reclamação no Portal do Consumidor. Se o desconto for resultado de uma fraude, a recomendação é que o segurado formalize um boletim de ocorrência policial.

Comprometimento do INSS

O INSS se compromete continuar atuando a proteção dos direitos de seus beneficiários, implementando medidas que previnem fraudes e irregularidades.

Leia mais: Aposentados: Confira os NOVOS VALORES com Aumento Acima do Salário Mínimo!

Os segurados podem obter mais informações de como lidar com situações semelhantes e outros assuntos relacionados a seus benefícios no site oficial do INSS.

Veja Também:

NOVA LEI! PARA DE PAGAR SEUS EMPRÉSTIMOS! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.