Uma grande vitória chega para os aposentados e pensionistas do INSS! Tem coisas que apesar da demora, quando chega, representa grandes vitórias. Só que infelizmente poucas pessoas ainda sabem disso.
Por esta razão montamos esse conteúdo para te contar que tem dinheiro vindo aí para o seu bolso, mais grana vai sobrar nesse mês para você, e não estamos falando sobre empréstimo! Sendo assim, continue conosco e confira a seguir a nossa novidade.
Ministro Carlos Lupi pressiona bancos
A primeira coisa sobre a qual queremos falar é sobre quando o Ministro Carlos Lupi assumiu a presidência da Previdência Social, na ocasião, o mesmo sofreu muita pressão devido a problemas relacionados ao INSS, como o de vazamento de dados que tivemos recentemente na autarquia, e se você não ficou sabendo pode consultar no nosso blog.
Dito isso, o INSS passou a implementar melhorias. Mas, recentemente, pudemos observar que o Ministro Carlos Lupi, frequentemente vem pressionando os bancos; e uma coisa que podemos garantir é que quando as coisas ficam ruins para os bancos, ficam melhores para o consumidor.
Por muito tempo os aposentados e pensionistas eram os oprimidos, os que tinham que lidar com assédio dos bancos para contratação de empréstimo consignado. Mas o que podemos perceber é que, com a movimentação de Lupi, as oportunidades de crédito para os aposentados estão cada vez melhores!
Estamos vendo uma movimentação nunca vista antes no mundo financeiro. Pois, toda vez que a taxa Selic reduz, e consequentemente “o dinheiro fica mais barato”, e com a redução da Selic os juros dos empréstimos consignados também reduzem, por isso que hoje podemos perceber, por exemplo, uma taxa histórica de 1,66% no consignado do INSS, nunca vista antes!
Aposentados com mais dinheiro
Daqui já podemos ver que os aposentados estão com mais dinheiro disponível, que tem grana sobrando caso precisem resolver emergências. Todavia, esse conteúdo, como dissemos lá no início, não é sobre o empréstimo consignado do INSS.
Recentemente, saiu no CNN uma importante informação direto do Senado Federal! “A comissão de assuntos econômicos do Senado Federal aprova a isenção do FGTS do INSS para as empresas contratarem os aposentados”.
É possível perceber o impacto econômico e financeiro para quem é aposentado e pensionista? Isso muda tudo nas regras antigas do INSS e traz novos horizontes para aqueles que amam estar em movimento.
Sabemos que na autarquia são inúmeros a quantidade de idosos que atuam no mercado de trabalho, seja de forma autônoma, ou assalariada, os aposentados querem trabalhar, e agora poderão fazê-lo sem receber descontos do INSS.
O projeto de lei foi finalmente aprovado nessa última terça-feira, o que prevê isenções tributárias para as empresas contratarem trabalhadores já aposentados. Além disso, o texto também obriga o Sistema Nacional de Emprego, ou SINE a manter e divulgar a lista de pessoas aposentadas e aptas ao retorno de trabalho. Porém, é aí que mora o grande perigo.
Pois, se o aposentado for por invalidez, e reativar a sua carteira, ele perder automaticamente o direito ao benefício, de acordo com a lei. Por isso, é importante estar atento a esses detalhes.
Aposentados não vão mais pagar FGTS
Por fim, além de não precisar mais ter o dinheiro descontado devido o INSS, os aposentados também não receberão descontos do FGTS. As empresas costumam descontar 5% do salário para destinar ao fundo, com a aprovação do Senado, não será mais necessário.
Para não perder mais nenhuma novidade da autarquia, se inscreva na nossa newsletter!