Uma notícia animadora! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) surpreendeu ao aprovar um novo pagamento de benefício destinado a um público recém-incluído como segurados, proporcionando assim a concessão de um auxílio.
Atualmente, o INSS é responsável por pagar diversos benefícios a milhões de cidadãos brasileiros, incluindo aposentadorias, benefícios de prestação continuada (BPC), auxílio-acidente e auxílio-doença.
Dessa forma, com a chegada do novo governo em 2023, o Instituto tem passado por várias transformações e implementações, buscando aprimorar o atendimento à população brasileira.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Nova inclusão de benefício para segurados
A nova inclusão de benefício vai contemplar o salário-maternidade, que já é pago para mulheres que contribuem com o INSS e planejam ter filhos.
Dessa maneira, além desse grupo específico, o benefício também será concedido às mulheres que não possuem vínculo formal de trabalho, incluindo aquelas que são menores de idade e pertencem a comunidades indígenas do nosso país.
Assim sendo, o salário maternidade abrangerá mulheres jovens de até 16 anos, bem como as mulheres pertencentes à etnia Macuxi, uma das principais comunidades indígenas presentes no Brasil.
Consequentemente, de acordo com o Governo Federal, o INSS terá um prazo de 180 dias para se adequar a essas novas mudanças. Isso significa que as agências do Instituto terão 6 meses para atender plenamente a demanda desse grupo que foi incluído na elegibilidade para receber o benefício.
Leia Mais: CONSIGNADO INSS passa por MUDANÇAS para FACILITAR vida de aposentados LIBERANDO R$20.000 na HORA

Benefício do salário-maternidade
Após o benefício ser aprovado, ele pode durar até 4 meses, ou seja, 120 dias, assim para conseguir receber o auxílio, é necessário fazer a solicitação do mesmo com pelo menos 10 meses de antecedência antes do parto.
Portanto, o benefício pode ser requerido em uma das diversas unidades do INSS em todo o território nacional. Sendo assim, caso você se enquadre nesse grupo, basta dirigir-se a uma das agências do INSS para solicitar o seu benefício de salário maternidade.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.