O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tentou suspender o processo da Revisão da Vida Toda, no entanto, o Supremo Tribunal Federal declinou o pedido do Instituto, desse modo, foi definido um prazo de 45 dias para que o Instituto comece a pagar a Revisão da Vida Toda.
Confira a seguir como funciona o processo e como você pode solicitar a revisão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona a Revisão da Vida Toda?
Em 26 de novembro de 1999, o INSS adotou novas regras para o cálculo dos benefícios, deixando de incluir os salários anteriores a julho de 1994. Portanto, esta decisão foi prejudicial para alguns pois deixou de incluir contribuições que poderiam aumentar o benefício de alguns segurados.
Leia Mais: Empréstimo Consignado BPC/LOAS: Entenda a Nova MP e Benefícios para Idosos e Pessoas com Deficiência
Com a Revisão da Vida Toda, os salários anteriores a julho de 1994 poderão ser incluídos no cálculo dos benefícios do segurado, possibilitando o aumento do valor do benefício.
Quem vai poder fazer a revisão da vida toda?
Todas as pessoas que se aposentaram após 26 de novembro de 1999 podem solicitar a revisão, mas devem ter feito isso nos últimos 10 anos e devem ter feito isso antes da última reforma previdenciária de 2019.
No entanto, é importante contratar um advogado que seja especialista em direito previdenciário, para que ele possa fazer os cálculos da aposentadoria, e caso for vantajoso para o segurado entrar com a ação contra o INSS.
Como fazer a solicitação da Revisão da Vida Toda?
Para solicitar a Revisão da Vida Toda é preciso uma ação judicial, por isso é necessário que você possua um advogado e peça para ele entrar com o pedido do processo na justiça, também serão necessários os seguintes documentos:
- Documentos de identidade com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência atual;
- CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Carteiras de Trabalho;
- Carnês;
- Declaração de hipossuficiência (caso tenha direito à justiça gratuita);
- Cópia da carta de concessão da aposentadoria, ou processo administrativo da concessão;
- Cálculo do tempo de contribuição;
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.