Está decidido! Quem trabalhou antes de 1994 pode solicitar a revisão da vida toda e receber atrasados do INSS! Veja como!
O resultado favorável aos aposentados foi divulgado anteriormente este ano, isso após decisão da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a Ministra Rosa Weber.
STF finalmente aprova a revisão!
Finalmente! O STF aprovou a revisão da vida toda de aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), permitindo assim que salários recebidos previamente a 1994 sejam considerados no cálculo da aposentadoria.
Mas quem deve solicitar a revisão da vida toda? A revisão pode ser solicitada somente por aposentados que COMEÇARAM A RECEBER suas aposentadorias entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019.
Leia mais: Aposentados têm dois pagamentos liberados em dezembro; saiba quais são agora mesmo
Dito isso, nem todos que tem acesso à revisão verão proveito em solicitá-la, isso, pois os valores de recolhimentos adicionados poderão até mesmo reduzir sua aposentadoria.
Então se você quer saber quando vale à pena solicitar a revisão da vida toda, continue lendo!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando vale à pena solicitar a revisão da vida toda?
A solicitação da revisão deve ser feita, segundo o IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) deve ser realizado somente em três ocasiões:
- Aposentados que tiveram poucos recolhimentos de INSS depois de 1994
- Quem recebia uma alta remuneração antes de 1994
- Quem tinha salários mais baixos depois de 1994
Leia em seguida: Pagamento do 14° salário dos aposentados tem NOVIDADES VEJA AGORA MESMO
Deve-se solicitar a revisão mediante ação judicial na justiça, individualmente. Dessa forma, deve-se considerar também os gastos com advogado, antes de optar pela revisão da vida toda, dada a necessidade do profissional.
Além disso, segundo o IBDP, a revisão permite que os valores pagos incluam atrasados dos últimos 5 anos, ou seja, retroativos.
Como pedir a revisão? O aposentado precisa entrar com uma ação individual na Justiça. A decisão do STF não obriga o INSS a fazer a revisão das aposentadorias por conta própria. Somente a Justiça pode decidir quem tem direito ou não.
Segundo especialistas deve-se solicitar a revisão quanto antes para não perder o prazo dos 10 anos máximos.
Quanto vai subir o meu salário e o meu acesso aos empréstimos consignados após a revisão da vida toda?
O aumento da revisão vai variar de acordo com as suas contribuições, de modo que pode representar um aumento de 30% para uns e um aumento de 100% para outros.
Leia em seguida: Veja como evitar ter o pagamento do Bolsa Família BLOQUEADO em 2023
Por exemplo, levando-se em consideração um aumento de 30%, seria possível elevar sua aposentadoria (caso você receba um salário mínimo) de R$ 1.212,12 para R$ 1.575,60, e empréstimos consignados de mais de 4 mil reais.
Leia mais: Vitória dos aposentados: Salário vai aumentar acima da inflação
Veja também: Noov salário mínim!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
SURPRESA: 14° Salário vai ser pago para os aposentados? Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!