Viu essa novidade? Através do julgamento da revisão da vida toda, aposentados podem ter um aumento em seu salário de benefício. Confira:
O julgamento da revisão da vida toda estava acontecendo por meio do plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) mas passou por uma reviravolta que trouxe uma grande mudança. Vale destacar que essa iniciativa possibilitará que um grupo de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), consiga aumentar seu salário de benefício.
Revisão da vida toda aprovada: entenda a situação
Nesse ano o julgamento da revisão da vida obteve uma decisão favorável diante o plenário virtual do Supremo Tribunal Federal. No entanto, após uma alteração o julgamento precisou ser suspenso. Com isso, ao recomeçar deverá ser em plenário físico e do zero. Mesmo com esse empecilho travando a liberação de acesso, uma supressa chegou para ajudar o grupo de possíveis beneficiários.
Leia mais: Revisão da vida toda: O que é e como solicitar?
Pois após uma decisão os votos dos ministros que ocorreram no plenário virtual vão valer diante o julgamento em plenário físico. Essa modificação se deus depois da votação no Supremo através da solicitação do Ministro Alexandre de Moraes. A maioria dos presentes votou favorável a essa possibilidade de reconsideração. Todavia, somente o Ministro André Mendonça votou contra essa alternativa.
Importância da revisão da vida toda

Desde já você deve estar ciente da importância de acesso à revisão da vida toda. Nesse sentido, todo cidadão que se enquadrar em um dos benefícios que logo em seguida você confere, poderá ter um aumento salarial. Desde que, tenham sido concedidos depois da aprovação da Lei de n.º 9.876/99. Sendo que o cálculo do seu benefício teve como base a regra transitória.
Leia mais: Acaba de sair: Salário dos beneficiários do INSS pode aumentar com Revisão da Vida Toda
A regra transitória definiu que apenas 80% das maiores arrecadações dos segurados do INSS e a contar do mês de julho de 1994, poderiam ser consideradas e fazer parte do cálculo do salário de benefício.
Sendo assim, todas as suas contribuições realizadas antes de julho de 1994, foram simplesmente desconsideradas. Ou seja, não puderam ser inseridas no cálculo do salário de benefício da pessoa. Contudo, a regra permaneceu e os conflitos com as arrecadações feiras por “toda vida” começaram.
Apesar desse contratempo, o grupo de pessoas aptas podem requer a revisão da vida toda. Atenção, ela somente é vantajosa para quem possuía contribuições com valores altos. Para que então, se consiga ter um aumento salarial considerável.
Quem tem direito e qual o prazo para pedir a revisão do aumento de salário?
Como mencionamos anteriormente, a revisão da vida toda INSS se destina para um grupo de pessoas, as quais podem ganhar um aumento em seu salário de benefício. Portanto:
Leia mais: STF: Revisão da vida toda – Últimas notícias, regras e valores
- Aposentados por idade;
- Aposentados por tempo de contribuição;
- Aposentados por invalidez;
- Beneficiários do auxílio-doença;
- Beneficiários do auxílio-acidente;
- Pensionistas.
Sendo assim, para conseguir acessar a revisão da vida toda, o prazo de 10 (dez) anos deve ser respeitado. Devendo ser contados a partir da data da concessão do seu benefício. Ou da realização do saque do seu primeiro salário mensal. Preste muita atenção nesse quesito para saber se você possui ou não direito de acesso. Além de ter tido seu benefício aprovado após novembro do ano de 1999.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Leia também:
- INSS: SAIU NOVA DATA + NOVO VALOR para todos os APOSENTADOS
- Aposentados do INSS receberão salário em dobro no mês de janeiro
- INSS: 14º Salário tem novidades; Saiu calendário oficial de pagamentos do 13º salário
- Empréstimos consignados não terão mais limite de contratos. Como vai funcionar
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!