O Ministério da Justiça está investigando 23 instituições financeiras por fraude no cartão de crédito consignado! Confira!
As empresas são investigadas por emitir cartões não autorizados para os aposentados e pensionistas, gerando então contas a serem pagas por serviços que não foram contratados!
Lista de empresas investigadas
A investigação foi aberta no dia 22 e as seguintes empresas serão investigadas sob o pretexto de cartões de crédito consignado de maneira irregular:
- Banco BMG S.A
- Banco Bradescard
- Banco Bradesco Cartões S.A
- Banco Bradesco S.A
- Banco Cetelem S.A
- Banco CSF S.A
- Banco do Brasil S.A
- Banco Itaucard S.A
- Banco Losango S.A
- Banco Pan
- Banco Santander (Brasil) S.A
- Banco Triângulo S.A
- Bancoob
- BV Financeira S.A. CFI
- Caixa Econômica Federal
- Hipercard BM S.A FIN
- Itaú CBD CFI
- Luizacred S.A. SOC CFI,
- Midway S.A – SCFI,
- Nu Pagamentos S.A
- Pernambucanas Financ S.A. CFI
- Portoseg S.A. CFI
- Realize CFI S.A
Mas como funciona essa fraude dos cartões de crédito consignado?
Os bancos estão sendo investigados por emitir cartões de crédito consignado, com altas taxas de juros, descontados então do pagamento de salário mínimo feito diretamente na folha de pagamento, sem a autorização do mutuário.
Leia mais: Suspensão do consignado por 180 dias é realidade? Entenda como funciona
Dessa forma, os bancos se aproveitam da ingenuidade e falta de experiência com o assunto de pessoas idosas ou em dificuldade para oferecer empréstimos consignados e cartões de crédito consignado, sem explicar corretamente do que se trata.
Sendo assim, somente no ano de 2022 mais de 30 milhões de pedidos para cancelar contratos de cartão de crédito consignado foram registrados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Cartão de crédito consignado: como funciona?
O crédito consignado, assim como o cartão de crédito consignado, funcionam como empréstimos cujo pagamento atrela-se diretamente à folha de pagamento do mutuário.
A modalidade oferece taxas de juros mais baixas pois tem uma maior segurança aos bancos que fornecem os empréstimos.
Leia mais: Pagamento em dobro? Veja quem recebe o abono natalino do INSS no fim do ano
Uma pessoa que recebe, por exemplo, um salário mínimo, tem o crédito disponível no cartão é de R$490. Sendo assim, o valor do saque fica a R$1164. Dessa forma, esse limite pode ser usado para despesas em comércio ou assinaturas de produtos digitais.
Assim a taxa de juros é, em média, 3,06%. O cartão de crédito consignado está disponível para beneficiários com idade entre 18 e 77 anos.
Como contratar crédito consignado
Contratos de crédito consignado podem ser realizados em bancos ou casas financeiras. Portanto, a modalidade do crédito consignado é interessante, pois oferece taxas de juros mais baixas. Isto, em decorrer do fato de que há uma menor inadimplência por parte dos contratantes, já que os valores são abatidos diretamente da folha de pagamento.
Precisando de um empréstimo? Então entre em contato com a João Financeira, uma financeira com mais de 18 anos no ramo de empréstimo consignado pronta para atender você e garantir a melhor negociação.
Valores liberados em até 24 horas de forma rápida e segura com nossos especialistas! Fale conosco e garanta uma simulação agora mesmo, entre em contato clicando no link abaixo:
FALE CONOSCO, clique aqui.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
STF acaba de propor aumento de 18% nos seus salários
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!