O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarca hoje em Portugal. Ele aproveitou a passagem na 27ª Conferência Internacional do Clima das Nações Unidas (COP27), no Egito, e foi ao país lusitano com a missão de retomar as relações. Afinal, nos últimos quatro anos houve um distanciamento entre as duas nações. Nas duas últimas vezes em que o presidente de Portugal esteve no Brasil, teve um almoço com o atual ocupante do Palácio do Planalto cancelado e, nas cerimônias do Sete de Setembro, foi trocado por um empresário apoiador do governo.
A viagem a Portugal está sendo conduzida pelo governo português. A meta é dar ao líder brasileiro tratamento de chefe de Estado, mesmo que ele ainda não tenha tomado posse. Mas além da reaproximação política entre as duas nações, o parlamentar deve focar parte das conversas com os anfitriões no forte crescimento da comunidade brasileira em território português. Afinal, há cerca de 250 mil cidadãos do Brasil com registro oficial.
Há uma euforia enorme entre brasileiros, que vão à Portugal. Mas a realidade da economia portuguesa tem levado muitos à frustração. Afinal, após décadas, o país europeu voltou a conviver com inflação. Nesse quadro que tem semelhanças com o Brasil, disparou o número de conterrâneos do petista pedindo ajuda para voltar para casa.
Lula quer gerar mais oportunidades
Para os especialistas, são muitas as oportunidades de negócios entre Lula e Portugal. Afinal, é crescente o interesse de instituições financeiras brasileiras em se instalar em terras portuguesas. Vale ressaltar que os bancos BTG Pactual e Itaú Unibanco já estão atuando por lá, bem como a XP Investimentos.
Há uma grande expectativa de que o comércio exterior entre as duas nações também tenha um incremento. O ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, aposta na retomada do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Esse está paralisado neste último ano da gestão Bolsonaro.
Leia mais: Empréstimo Auxílio Brasil volta a ser liberado
Os especialistas também dizem que os problemas econômicos enfrentados por Portugal e Brasil em nada devem atrapalhar as relações entre eles. Isso porque a situação é semelhante à vista em outros países ocidentais, impactados, entre outros pontos, pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Imigração para Portugal
Lula também deve pedir mais atenção à comunidade brasileira em Portugal, que tende a aumentar diante das mudanças na lei de imigração. Afinal, o governo português criou um visto temporário de trabalho para cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Mas a licença permite que se permaneça em terras lusitanas por até 180 dias para procurar trabalho.
Desde o início de novembro, quase 10 mil brasileiros já cumpriram a primeira etapa do processo. Mas nada garante que todos terão sucesso e o risco de caírem na informalidade é grande.
Leia mais: Concurso Prefeitura de SP: Confira todas as informações!
Portugal se interessa muito pela migração de trabalhadores, mas a preferência é por mão de obra qualificada. Afinal, existem vagas em muitas áreas, em especial, para tecnologia da informação.
Os líderes portugueses também visam por mais investimentos brasileiros em território luso. A percepção é de que o capital brasileiro tende a apostar do outro lado do Atlântico. A expectativa da visita de Lula a Portugal é grande, com o intuito de gerar grandes negociações.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!