Durante a pandemia da Covid-19, o Governo Federal precisou adotar diversas medidas para tentar encontrar dinheiro mais rápido para os trabalhadores, como foi o caso do saque-aniversário do FGTS. No entanto, criaram-se mudanças no FGTS pelo Governo Lula para retificar o saque narrado.
Tendo em vista que, o saque-aniversário ao invés de ajudar acabou trazendo mais problemas financeiros para milhares de trabalhadores, o Governo Federal tem entendido no sentido de que não seria mais viável continuar sendo utilizado como uma alternativa.
Então, veja a seguir sobre as mudanças no FGTS pelo Governo Lula. Leia na íntegra!
Do que se trata o saque-aniversário do FGTS?

Em 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS foi criado no Brasil através da Lei n.º 5.107. Nesse sentido, o FGTS funciona como um fundo de proteção aos trabalhadores brasileiros que passam por determinas situações, como a demissão sem justa causa pelo empregador.
Leia em seguida: Boa notícia do INSS! Grupo poderá receber R$ 17.740! Confira quem são os beneficiados
Esse fundo, por sua vez, foi criado para ser um fundo de proteção, ou seja, funcionaria como uma poupança para o trabalhador e os valores guardados, não poderiam ser retirados de qualquer forma ou ao bel-prazer do trabalhador.
Dentre as hipóteses que permitiam a retirada dos valores estão a demissão sem justa causa; rescisão por culpa recíproca ou força maior; rescisão antecipada ou término de contrato; falecimento do empregador; extinção da empresa; aposentadoria; conta inativa; dentre outras.
Leia em seguida: Mudanças no FGTS 2024: Saiba Tudo sobre o Fim do Saque-Aniversário e Empréstimo
No que tange as hipóteses, nenhuma delas relataria uma pandemia, por exemplo, como aconteceu em 2020. E assim, a solução encontrada pelo Governo Federal foi criar um galho através das raízes do FGTS, nascendo o saque-aniversário FGTS.
Nesse sentido, o saque funcionaria como um empréstimo que permite a antecipação do valor de até 5 (cinco) parcelas. Dentro disso, o trabalhador pode fazer a retirada dos valores, uma vez ao ano, sempre no mês do seu aniversário.
Embora a adesão ao saque-aniversário FGTS seja opcional, foi aderido por milhões de trabalhadores que encontraram nele uma alternativa, já que não precisariam mais aguardar acontecer uma das hipóteses previstas acima.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
E quais são os problemas deste saque?
Em síntese, o saque-aniversário do FGTS foi criado para trazer mais segurança para os trabalhadores, que assim, conseguiriam fazer a retirada dos valores de uma forma mais rápida. No entanto, ao optar por este saque, os valores da demissão sem justa ficam bloqueados pelo período de dois anos.
Leia em seguida: Aposentados podem contratar cartão de crédito? Confira a lista de cartões
E isso significa que, se o trabalhador fizer a adesão para essa modalidade, no entanto, for demitido três meses depois, ele vai precisar esperar mais 1 ano e 9 meses, para conseguir voltar a modalidade anterior e fazer a retirada do seu dinheiro. Foi por essa razão, que se decidiu por mudanças.
Descubra as mudanças no FGTS pelo Governo Lula
Conforme o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vão se criar novas alterações para tentar reduzir o impacto na carteira dos trabalhadores. Dentre as alterações está a extinção do saque-aniversário FGTS.
Lembrando que, desde o retorno do presidente Lula ao Governo, e com os novos ministros, essa modalidade de saque vem sendo bastante criticada. Inclusive, criaram-se outras estratégias antes de optar por sua extinção!
Leia em seguida: Como funciona a contribuição à Previdência Social? Confira agora mesmo
Por exemplo, uma das estratégias pensadas foi extinguir o prazo de dois anos para retornar ao saque-rescisão. No entanto, muitos trabalhadores ainda poderiam ser prejudicados devido as várias limitações da modalidade. Por isso, pensar na extinção foi a melhor decisão.
Aprenda como mudar do saque-aniversário do FGTS para o saque-rescisão
Diante de tudo que foi dito até aqui, devemos entender que a desativação do saque-aniversário traz um novo olhar para os trabalhadores, finalizando também a corrida atrás de um dinheiro que não foi criado para pequenas urgências.
Todavia, se mesmo antes da extinção, já quiser retornar a modalidade anterior, ou seja, mudar do saque-aniversário do FGTS para o saque-rescisão, vamos te ensinar o passo a passo e ainda hoje isso será possível. Veja a seguir.
Leia em seguida: Acaba de Sair! Empréstimo Antecipado da Restituição do IR 2024! Veja como contratar
Em primeiro lugar, acesse o aplicativo FGTS e clique em “saque-aniversário”. Depois disso, escolha a opção “modalidade saque-rescisão”. Então, confirme a mudança realizada, estando ciente de que o saque-rescisão só tem validade por 25 meses, clicando em “sim”. Finalizado! Continue na João Financeira!
Veja também: LISTA de quem PRECISA FAZER AGORA a PROVA DE VIDA
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!