Confira como vai funcionar a prova de vida automática para os aposentados e pensionistas. Todas as informações você encontra aqui:
Antes da mudança proposta pela gestão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, os aposentados e pensionistas, precisavam fazer, anualmente, a prova de vida. Esse método era usado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para verificar que os titulares dos benefícios estavam vivos e poderiam continuar recebendo seus salários mensais.
Nesse sentido, agora, em 2023, a prova de vida passou a ser automática, o objetivo do procedimento continua a averiguação de pagamentos irregulares, mas o método não é o mesmo, ficando sobre responsabilidade do órgão.
Em seguida você confere todas as informações sobre a prova de vida automática para 2023. Continue acompanhando!
Prova de vida automática em 2023
Anualmente, os aposentados e pensionistas, recebiam o cronograma com as datas para fazer a prova de vida, na instituição responsável por fazer o repasse do seu salário de benefício. Dessa forma, pensando em trazer mais facilidade para os aposentados e pensionistas, uma portaria foi publicada e mudou o método adotado. Gerando mais comodidade para os beneficiários.
Leia em seguida: Confira Como Os Aposentados Podem Ter Acesso À Margem Social De 20 Mil – Saiba Mais
Um dos principais pontos levantados para a mudança do procedimento, tornando a prova de vida automática, estava atrelado a dificuldade de locomoção que muitos segurados possuem. Contudo, há a necessidade de comprovarem que estão vivos, para não ter o seu pagamento cortado.
Desse modo, a partir do mês de fevereiro do ano passado, o procedimento ficou suspenso. A suspensão se deu em decorrência da necessidade de aprimoramento da ideia, para que a prova de vida, a partir deste ano, ficasse automática. Conforme pretendia o governo Bolsonaro.
Leia em seguida: Notícia Quente: Prova De Vida Do INSS Está De Volta; Veja As Regras
Agora, a responsabilidade de fazer o procedimento, recai sobre o próprio INSS. Por meio da verificação de dados dos aposentados e pensionistas que, constem nas bases do governo federal. Assim, há atos que devem ser considerados pelo órgão, para continuar fazendo o pagamento do salário dos beneficiários. Confira:
- Atualização do CadÚnico;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Vacinação;
- Votação nas eleições.
Leia em seguida: Oficial: Veja A Data Em Que A Folha De Pagamento Das Aposentadorias Vai Mudar
Para que o INSS fizesse a adequação dos seus sistemas para a prova de vida automática ficou estipulado o prazo até o dia 31 de dezembro de 2022. A partir de então, os aposentados e pensionistas, não precisam mais se preocupar em fazer o procedimento.
Leia em seguida: Veja Como Liberar Estes Benefícios Para Quem Tem Mais De 60 Anos
Como vai ser feita a prova de vida automática?
Após as mudanças, os aposentados e pensionistas contam com a prova de vida automática. Portanto, o INSS, vai averiguar os atos que os beneficiários tenham feito nos últimos tempos por meio do cruzamento de dados nas bases do governo. E, assim, confirmar se pode ou não continuar fazendo os pagamentos.
Leia em seguida: O Que É O 13º Salário Antecipado E Quem Tem Direito Ao Benefício? Saiba Aqui
Por fim, nos casos em que não se constate atos dos beneficiários, esses serão notificados pelo órgão. Contudo, precisam ser adotados meios que impeçam que o segurado saia da sua casa, para comprovar que está vivo, como, por exemplo, através da biometria.
Leia em seguida: Aposentados Já Podem Ver As Datas De Pagamentos: Confira Aqui
Confira também: GOVERNO volta ATRÁS e CANCELA AUMENTO MAIOR do SALÁRIO INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!