Confira agora as perguntas mais frequentes em relação a margem consignável para os aposentados e demais beneficiários do INSS! Confira:
O empréstimo consignado é um tipo de crédito com uma taxa de juros mais baixa, isso, devido os descontos serem feitos de forma automática da folha de pagamentos do beneficiário. Os beneficiários do INSS, servidores públicos, militares, Auxílio Brasil e trabalhadores das empresas privadas, podem então solicitas este crédito.
Porém, estes devem ficar atentos antes de realizar a contratação desse empréstimo, como então as parcelas são descontadas de forma automática da folha de pagamentos desses. Confira agora o que é então a margem consignável do INSS e demais informações a respeito dessa:
Viu isso? Pagamento do INSS de SETEMBRO já tem calendário definido; veja quando recebe
O que é a margem consignável INSS?
A margem consignável é o percentual do seu salário que pode então ser comprometido para a quitação das parcelas de empréstimo consignado. Regulamentada então pela Lei nº 10.820/2003, a margem seria o limite que pode ser descontado da sua folha de pagamento.
Com a existência dessa lei, tem como o objetivo de vir garantir que a cobrança de parcelas do empréstimo consignados, não comprometa toda a renda, desse modo, sendo possível arcar com as demais despesas mensais.
Hoje, os aposentados, pensionistas e BPC, podem então destinar 35% de sua renda mensal para o empréstimo consignado, 5% para o cartão de crédito consignado e 5% para o novo cartão benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona a margem consignável?
Caso você solicite então um empréstimo consignado, vai ser considerado o valor da renda, sendo assim, calculada a margem em cima do valor líquido. Desse modo, para cada valor do salário ou benefício, acaba sendo definido o valor da margem possível para ser usado em empréstimos consignados. Desse modo, 35% do salário, pode ser utilizado com a contratação de empréstimo consignado.
Novidade da margem consignável neste ano INSS:
Neste ano de 2022, a margem consignável acabou sendo alterada já duas vezes para os beneficiários do INSS. No mês de março desse ano de 2022, devido uma medida provisória, os beneficiários do BPC passaram tem então direito na contratação de empréstimo consignado.
Além dessa mudança, os aposentados e pensionistas do INSS, passaram ter um novo aumento de margem consignável. Porém esta MP, acabou sendo convertida em lei e foi sancionado pelo presidente Bolsonaro. Com isso, ocorreu mais modificações, tendo estes três grupos, um novo aumento de margem, passando do total para 45% de margem.
Além disso, ocorreu um aumento de margem para os servidores públicos e militares. Também, os beneficiários do Auxílio Brasil e trabalhadores com carteira assinada, passaram ter acesso a contratação de empréstimo consignado.
Desse modo, neste ano de 2022, o empréstimo consignado passou liberar dinheiro para novos grupos e ainda mais para grupos que já antes possuíam direito. No momento para dois grupos novos neste crédito, ainda não está sendo liberado o empréstimo consignado para contratação, devido estar sendo ainda definido melhores as regras.
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!