A margem dos empréstimos consignados vai diminuir! Restam menos de 30 dias para usar os empréstimos consignados com margem estendida!
Margem Estendida empréstimo consignado
A Medida Provisória 1106 aumentou a margem estendida dos empréstimos consignados, permitindo atingir a margem de até 40%!
Segundo o próprio congresso nacional, o objetivo da ementa é:
”Ampliar a margem de crédito consignado aos segurados do Regime Geral de Previdência Social
e para autorizar a realização de empréstimos e financiamentos mediante crédito consignado
para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e de programas federais de
transferência de renda.” Fonte
O número de empréstimos consignados feito no brasil aumentou em 2025
A margem social está sendo então uma excelente alternativa para quem precisa de uma grana extra e busca colocar a vida no lugar.
Dessa forma empréstimos consignados costumam variar sua margem de juros entre 2.5% e 5% ao ano, enquanto empréstimos tradicionais chegam a cobrar 5% ao mês.
Aumento de margem vai acabar em breve
A margem dos consignados voltou para os 40% mas a medida é apenas provisória. No dia 15 de julho, caso a medida não seja prorrogada, os valores retornarão aos originais.
Logo as mudanças já tem data para acabar, e faltam menos de 30 dias!
Portanto corra então para usufruir do benefício antes que o mesmo acabe!
Dessa forma a mudança na margem inclui tanto os beneficiários do BPC/LOAS quanto os que recebem Auxílio Brasil no grupo que tem acesso aos consignados.
O que pode acontecer com a margem consignável?
Para entender bem esse ponto é necessário entender o cenário em que a margem se encontrava antes da MP. Portanto, até o fim do ano de 2021, a margem era de 40%, sendo 35% para os empréstimos consignados e mais 5% para o pagamento de operações com o cartão de crédito consignado.
Leia mais: 14° Salário: GOVERNO DISSE SIM! DECISÃO IMPORTANTE – ÓTIMA NOTÍCIA
No entanto, com o início de 2022 a lei que aplicava a margem de 40%, Lei 14131, chegou ao seu prazo de validade e a margem reduziu para os 35% automaticamente. Porém, a MP 1106 trouxe esses 5% de volta para o jogo e agora os segurados têm acesso à margem do ano anterior novamente. Caso o texto não vá à votação, a margem voltará ao percentual de 35% e os BPC/LOAS ficarão sem empréstimo consignado.
Margem social dos empréstimos consignados
Tramita também o projeto da margem social, que é uma nova medida para liberar empréstimos consignados com uma margem muito além da normal, permitindo assim empréstimos de até 20 mil reais com juros baixos para os aposentados e pensionistas.
Esses empréstimos iriam manter então as taxas de juros baixas clássicas dos consignados.
Sendo assim o projeto de lei (Nº 4732/20) é de autoria do Deputado Pompeo de Mattos – PDT/RS, em iniciativa com o Advogado Sandro Lúcio Gonçalves.
Suspensão dos consignados
E para melhorar ainda mais a situação dos empréstimos consignados, existe o projeto da suspensão dos pagamentos de empréstimos consignados.
O projeto defende então a suspensão dos pagamentos por 120 dias, ou seja, 4 meses entre a contratação do empréstimo e o início dos pagamentos.
Dica bônus:
Receba então nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!