Após ter grande movimentação em 2023, muitas pessoas estão se perguntando como será a margem social em 2024. A margem social do INSS ficou conhecida por liberar grandes quantias de dinheiro com juros baixíssimos, dessa forma, ela pretende liberar mais de R$20 mil para os aposentados, pensionistas, servidores e militares.
Por isso, veja a seguir como ela funciona e o que é preciso para liberar os valores.
Margem social libera até 20 mil reais
“A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga instituições financeiras públicas e privadas a ofertarem uma linha especial de crédito consignado de até R$ 20 mil a servidores públicos, aposentados, militares e pensionistas. Segundo a proposta, o crédito será ofertado até 12 meses após o fim da emergência em saúde pública de importância nacional decorrente da pandemia de Covid-19.
O empréstimo liberado terá carência máxima de até 120 dias para início do pagamento e taxa efetiva de juros não superior a 2,5% ao ano.” Fonte: Agência Câmara de Notícias.
Leia mais: Conheça 6 Situações em que o Consignado Não Precisa Ser Quitado – Veja!
Essa é uma matéria da própria câmara dos deputados, onde nela afirma a concessão do pagamento de 20 mil reais para os servidores públicos, aposentados e pensionistas, e militares com um período de carência para começar a pagar o empréstimo de até 120 dias!
A margem social ainda é um projeto e está em tramitação na Câmara dos Deputados. O autor da proposta é o Deputado Pompeo de Mattos e a sua aprovação requer aprovação das demais comissões da Câmara, assim como no Senado e Presidência.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como funciona a margem social do INSS
A margem social é uma linha de crédito especial para quem está com o nome sujo, no SPC ou SERASA, está negativado ou sem margem de crédito para solicitação de empréstimo.
Leia mais: FIM DO SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS? Entenda agora as mudanças! Fique informado
A diferença entre a margem social do INSS e outras linhas de crédito, é que está apresenta uma taxa de juros muito baixa de somente 2,5% ao ano! Ou seja, os bancos não lucram com esse tipo de crédito. Mas, a liberação dessa modalidade de empréstimo ainda é um projeto de lei, ou seja, para que comece a valer, é preciso passar por aprovação nas outras comissões da Câmara dos Deputados, no Senado Federal e Presidência da República.
Bancos que vão liberar a margem social
Para saber quais bancos devem liberar essa linha de crédito aos servidores públicos, aposentados, militares e pensionistas, veja a seguir a lista com os nomes que temos:
Leia mais: Aposentados Anteriores a 2008 Terão Aumento de Salário – Revisão Aprovada pelo STF! Veja agora
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Brasil Bradesco;
- Itaú;
- Santander;
- C6 Bank;
- Banco Pan.
Essas instituições financeiras já são obrigadas a oferecerem a linha de crédito.
Como receber a linha de crédito
Por fim, como dissemos acima, a proposta recebeu aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, no entanto, essa não é a comissão definitiva que analisa essa proposta. Na verdade, ela ainda precisa passar por outras comissões para receber aprovação. Sendo assim, o que resta é aguardar!
Leia mais: Salário Mínimo 2024: Descubra o Aumento Anunciado agora mesmo! Veja
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!