O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) tomou uma importante decisão para otimizar e agilizar seus serviços. Desde o dia 12 de junho, a prova de vida dos beneficiários pode ser realizada por meio de reconhecimento facial. Essa inovação mostra o envolvimento do instituto com as tecnologias atuais para melhorar a eficiência administrativa.
A nova modalidade, disponível na plataforma gov.br, não apenas visa aumentar a comodidade para aposentados e pensionistas, mas também efetivar uma economia de recursos operacionais. A prova de vida é essencial para prevenir fraudes e assegurar o continuado pagamento dos benefícios, conforme as diretrizes da previdência estadual.
O que muda com o uso do reconhecimento facial na prova de vida?
A inclusão do reconhecimento facial como método para realizar a prova de vida por parte dos beneficiários do Iperon é uma estratégia que integra maior segurança e praticidade. Além disso, essa nova ferramenta cria uma opção adicional aos métodos tradicionais, como verificações via WhatsApp ou mesmo pessoalmente em cartórios.
VEJA: Pagamento Antecipado do 13º para Aposentados e Pensionistas do INSS! QUANDO RECEBE?

Benefícios da Implementação do Reconhecimento Facial
O Núcleo de Inovação do Iperon, junto ao governo estadual, identificou essa modalidade como uma via para modernizar o atendimento. Além de eliminar barreiras físicas, o processo se torna transparente e muito mais seguro contra tentativas de fraude. Este avanço tecnológico também é uma garantia de que os processos burocráticos do passado estão sendo atualizados para atender melhor às necessidades atuais dos cidadãos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA pelo WhatsApp
Como os Beneficiários Podem Realizar Sua Prova de Vida com Reconhecimento Facial?
- Accesse a plataforma gov.br;
- Insira as suas credenciais pessoais e siga as instruções para o reconhecimento facial;
- Confirme sua identidade por meio da câmera de seu dispositivo móvel ou computador;
- Aguarde a verificação dos dados e a conclusão do procedimento.
LEIA: SISTEMAS INSTÁVEIS do INSS e a Longa FILA DE ESPERA por Benefícios: VEJA SOBRE!
A transição para o reconhecimento facial é parte de um movimento maior de digitalização dos serviços públicos, proporcionando mais eficiência e menos tempo de espera para os beneficiários. O governo de Rondônia, liderado por Marcos Rocha, e o presidente do Iperon, Tiago Cordeiro, enfatizam esse avanço como um marco no compromisso com a inovação e a segurança dos dados dos cidadãos.
Para o Futuro da Previdência
As melhorias implementadas pelo Iperon são um passo em direção a um sistema de previdência mais robusto e adaptado às necessidades contemporâneas. A medida já recebeu feedback positivo de grande parte dos aposentados e pensionistas, que agora desfrutam de mais uma facilitação para cumprir com suas obrigações previdenciárias de maneira simples e segura.
Com o aprimoramento dos serviços prestados pelo Iperon, espera-se não apenas aumentar a satisfação dos usuários, mas também promover uma cultura de transparência e modernidade que beneficie toda a comunidade previdenciária do Estado de Rondônia e, quem sabe, servir de exemplo para outras regiões do Brasil.
Veja também INSS APROVA SUSPENSÃO DE DESCONTOS por 180 dias PARA APOSENTADOS e PENSIONISTAS!
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube