No início de 2023, houve algumas mudanças significativas em relação ao Empréstimo Consignado para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Durante alguns meses, essa modalidade de crédito foi suspensa, causando dificuldades para muitos beneficiários que contavam com essa opção como um alívio financeiro.
No entanto, recentemente, o Empréstimo BPC foi novamente disponibilizado pelas instituições financeiras, porém, com alterações importantes que precisam ser compreendidas para aproveitar essa oportunidade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Suspensão do empréstimo consignado BPC
A suspensão do Empréstimo BPC em 2023 foi então um desafio para 72 instituições financeiras, que tiveram que remover esse produto de seus portfólios. Isso gerou dificuldades para os beneficiários que dependiam dessa modalidade de crédito no mercado financeiro. No entanto, com a sanção da Lei número 14.601, pelo presidente Lula, as instituições financeiras foram autorizadas a oferecer novamente o Empréstimo BPC.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
As mudanças trazem uma redução na margem consignável, que passou de 45% para 35%. Isso significa que os beneficiários agora só poderão comprometer 35% de sua renda com o empréstimo consignado, mais 5% para o cartão de crédito consignado e 5% para uso com o cartão benefício, que oferece limites para compras e levantamentos monetários.
Empréstimo Consignado BPC
O Empréstimo Consignado BPC destina-se a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência. Um dos pré-requisitos para solicitar esse benefício é estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda mensal igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo atual, que corresponde a R$ 1.320.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
Após a liberação oficial do retorno do Empréstimo BPC pelo governo, previsto para agosto de 2023, será necessário aguardar a normatização das novas regras pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As parcelas do empréstimo descontadas diretamente na folha de pagamento do beneficiário, e a Dataprev, empresa responsável pelo processamento de dados do governo, fará as mudanças no sistema para viabilizar esse desconto mensal.
Gostou do conteúdo sobre empréstimo consignado? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!