O mutirão online do Banco Central começou no dia 1 de novembro. Essa é uma ação virtual de negociação de dívidas e orientação financeira, oferecida pelo Banco Central junto a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN).
Em união com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), essa ação conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras.
Portanto, veja como funciona o mutirão online do Banco Central e como negociar suas dívidas. Aproveite a oportunidade para finalizar 2022 sem débitos.
Até quando é o mutirão online do Banco Central?
A ação realizada pelo Banco Central, juntamente as demais instituições, vai até o dia 30 de novembro. Portanto, milhões de brasileiros terão a oportunidade de limpar seu nome neste fim de ano. Uma chance de iniciar 2023 com mais crédito no mercado.
Leia mais: Novo cartão de crédito aprova na hora? Veja agora
Lembramos que o Brasil vive um cenário de grande inadimplência, crescendo constantemente. Afinal, atingiu em julho deste ano o recorde de população endividada desde 2016. Portanto, a cerca de 6,7 milhões de brasileiros negativados.
No último mutirão realizado pelo Banco Central, realizado em março, em média, 1,7 milhão de dívidas em atraso foram renegociadas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode participar do mutirão online do Banco Central?
De acordo com o Banco Central, podem participar deste mutirão pessoas físicas com dívidas atrasadas. Mas elas precisam ser contraídas em bancos e demais instituições financeiras. Porém, desde que não estejam ligadas a bens dados como garantia.
Sendo assim o serviço pode ser utilizado para dívidas em atraso relacionadas a:
- cartões de crédito;
- cheque especial;
- empréstimo consignado, entre outras modalidades de crédito.
A plataforma do mutirão online do Banco Central foi disponibilizada pela FEBRABAN. Todavia, também estão disponíveis orientações sobre saúde financeira e negociação de dívidas.
No entanto, vale lembrar que este mutirão não renegocia dívidas com lojas ou demais empresas. Ou ainda as contratações que estão em dia.
Saiba como negociar o seu débito
Para fazer a negociação no mutirão online do Banco Central, primeiro você precisa saber quais são as suas dívidas em atraso. Portanto, para conferir todas as suas dívidas, o Banco Central junto ao Gov disponibiliza um site para verificação.
Depois disso, o cidadão deverá conferir se sua dívida se encaixa nos requisitos para a negociação. O próximo passo é definir o valor das parcelas que o consumidor pode pagar.
Leia mais: INSS vai pagar abono extra para o BPC? Veja agora
Por meio do site do mutirão, você confere a lista com todas as instituições financeiras participantes e seus respectivos meios de contato. Assim, os clientes tratam suas dívidas diretamente com o banco escolhido.
Para renegociar, os interessados podem entrar em contato diretamente com o órgão da dívida em questão. Mas também através do Portal do Consumidor disponibilizado pelo Gov.
Lembramos que o prazo para as negociações é até dia 30 de novembro! Portanto, aproveite essa chance para ter seu nome limpo neste fim de ano!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!