No ano de 2022, os brasileiros puderam realizar o saque dos valores correspondentes ao FGTS. A Caixa Econômica Federal liberou o saque extraordinário de até R$1000 para quem possui saldo. Um ajuda financeira para quem necessitava de valores nesse momento. Se você ainda não sacou, dá tempo! Confira.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o Governo já liberou todos os lotes do saque extraordinário do FGTS 2022. Ou seja, os aniversariantes de janeiro a dezembro já estão com os valores disponibilizados em sua conta. A estimativa é que 42 milhões de trabalhadores receberam os valores.
O saque extraordinário do FGTS é uma proposta que faz parte do Programa de Renda e Oportunidade do Governo Federal. Esse programa conta com algumas propostas de ajuda ao enfrentamento da crise econômica, com liberação de crédito para as pessoas. Confira.
Leia em seguida: O que é a margem social? Confira quem tem direito a esse empréstimo
Como funciona o saque extraordinário 2022

A Caixa Econômica Federal liberou até mil reais aos trabalhadores que possuem saldo ativo. O valor foi disponibilizado na poupança social digital, que é aberta pela própria Caixa em nome dos trabalhadores e pode ser consultada pelo Aplicativo Caixa Tem.
Então, basta transferir o valor para uma conta que o trabalhador tenha acesso e realizar o saque. Mas, se o trabalhador não tiver o interesse em sacar, basta pedir para que o valor retorne ao FGTS. Mas, se o trabalhador fizer essa opção, somente poderá sacar o FGTS novamente nos casos previstos em lei, como, por exemplo:
Leia em seguida: SAIU NO DIÁRIO OFICIAL: Presidente sanciona lei que aumenta a margem do consignado
- Dispensa sem justa causa;
- Demissão consensual (80% do salário);
- Término do tempo de contrato determinado;
- Três anos ou mais sem um emprego formal;
- Rescisão por culpa recíproca ou força maior;
- Suspensão do trabalho avulso por mais de 90 dias;
- Ter idade superior a 70 anos;
- Aposentadoria;
- Aquisição de casa própria;
- Amortização de dívidas;
- Situação de calamidade pública;
- Falecimento do titular (para os herdeiros);
- Doença grave (HIV/Aids, câncer terminal, cardiopatia grave, alienação mental, cegueira, contaminação por radiação, doença de Parkinson, tuberculose ativa).
O saque extraordinário do FGTS fica disponível para os trabalhadores até o dia 29 de dezembro de 2022. Além disso, caso o trabalhador queira receber todos os anos o FGTS, tem a opção do saque-aniversário, disponibilizado todos os anos no mês de aniversário do trabalhador.
Leia mais: Como bloquear empréstimo consignado INSS?
Saque-aniversário FGTS
O saque-aniversário FGTS foi instituído pela Lei 13.932/19 e permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS todos os anos no mês de seu aniversário.
Para ter direito, o trabalhador deve optar pelo Saque-aniversário através do Aplicativo da Caixa ou FGTS. Mas, é preciso ter planejamento antes de optar por ele, pois, se o trabalhador quiser mudar de ideia e voltar para o saque-rescisão, ficará dois anos sem poder sacar nenhum, conforme Artigo 20-C, §1º, inciso I da Lei 8.036/90.
Além disso, o saque-aniversário não permitirá o saque do valor integral da conta do FGTS em caso de demissão. Portanto, se o trabalhador estiver com a modalidade saque-aniversário ativa, somente poderá sacar a multa rescisória na demissão.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!